FPSO Cidade de Ilhabela será entregue no 3º trimestre

  • 15/08/2014

No terceiro trimestre deste ano, o estaleiro Brasa, localizado na cidade de Niterói (RJ), conclui os módulos de processamento de óleo, tratamento e compressão de gás natural e CO2, remoção de sulfato, injeção de água do mar e utilidades, além da torre do flare e do heliponto do FPSO Cidade de Ilhabela, que vai operar no pré-sal. O navio já está com 95,7% das obras concluídas.

O estaleiro tem em sua carteira de projetos até o primeiro trimestre de 2016 mais duas embarcações idênticas ao Cidade de Ilhabela, cada uma com capacidade para processar 150 mil barris de petróleo por dia. Essas embarcações vão contribuir para as metas previstas no Plano de Negócios e Gestão da Petrobras 2014-2018 de acrescentar um milhão de barris de petróleo na produção diária em 2017. O FPSO Cidade de Ilhabela está programado para operar no campo de Sapinhoá Norte, na Bacia de Santos. O casco chegou ao Brasil em dezembro de 2013.

Além do Cidade de Ilhabela, serão construídos no Brasa parte dos módulos (injeção e tratamento de água, processamento de óleo e tratamento de gás) e integração das duas unidades, FPSO Cidade de Maricá e Cidade de Saquarema, gêmeas do FPSO Cidade de Ilhabela. As duas plataformas serão entregues no quarto trimestre de 2015 e primeiro trimestre de 2016, respectivamente. O Maricá está programado para operar no Campo de Lula Alto e o Saquarema, no Campo de Lula Central, ambos no pré-sal.

O conteúdo local previsto em contrato para cada uma das três unidades é de 65%. A previsão é de que as obras gerem mais de sete mil empregos.

 

Fonte: SBM / Brasa – Portos e Navios

 

15/08/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , |