Rússia cria polo de construção naval para atrair investimentos

  • 16/09/2014
Yantar Shipyard

Yantar Shipyard

A Rússia anunciou a criação de um polo de construção naval para atrair investimentos externos. O decreto da criação do pólo, na região oriental da Rússia, foi publicado na semana passada e estabelece as bases para o Polo de Construção e Reparação Naval do Oriente, uma subsidiária da United Shipbuilding Corporation.

O polo de construção e reparação naval terá participação acionária do Gasprombank e da Rosneft. A nova empresa será uma empresa por cotas de capital fechado está sendo conhecida como “Modern Shipbuilding Technologies”. A meta é a construção de 160 navios até 2025, com prioridade para o desenvolvimento do mar ártico da Rússia, gerando uma carteira de encomendas no valor de USD 22,2 bilhões contratada no estaleiro Zvezda.

A implementação da construção dos navios será controlada pela United Shipbuilding Corporation (USC), incluída nas sanções dos EUA contra empresas russas. O esforço faz parte da iniciativa de mudar as transações internacionais para outras moedas, para fugir do dólar, sendo a adoção do Renminbi (RMB) da China uma das alternativas.

Em novembro de 2013 Rosneft, Gasprombank, Sovcomflot e a Darewoo, da Coréia do Sul, assinaram memorando de entendimentos para a implantação de um polo de construção naval no sul da Rússia Oriental, tendo por base a construção do novo estaleiro Zvezda, com prazo começar operações em 2016. É o primeiro passo para a implantação de uma indústria para construção naval e offshore com o compartilhamento de tecnologias, projetos e gerenciamento de rede de fornecedores.

 

Fonte: World Maritime News

 

16/09/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: |