China dá subsídios para suacateamento de navios e renovação da frota

  • 01/10/2014

Quatro empresas chinesas receberam recursos no total de USD 293 milhões em subsídios para renovação da frota através do sucateamento de navios velhos, segundo noticiou a agência Reuters.

A iniciativa do governo da China, lançada no final do ano passado, tem o objetivo de reduzir o excesso de capacidade da frota de transporte marítimo, através do sucateamento de navios velhos e de tecnologia ultrapassada.

O sucateamento é realizado em estaleiros chineses que desta forma são ocupados e mentem empregos nos projetos de demolição dos navios. Segundo a Associação Nacional de Reciclagem de Navios da China, em 2013 foram demolidas 2,5 milhões de toneladas em capacidade de transporte em navios.

Em setembro a China divulgou nova diretriz para incentivar o desenvolvimento da indústria de transporte marítimo e assegurar maior controle sobre a rede de suprimentos. As novas regras determinam a modernização da frota até 2020, tornando os navios orientados para a proteção ambiental (menos emissões atmosféricas e vazamentos) e os mais seguros possíveis.

A modernização encoraja os armadores a retirar navios ultrapassados da operação e melhorar sua estrutura corporativa para alcançar o padrão dos competidores internacionais.

Fonte: World Maritime News
01/10/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |