Eleição não muda apetite por Brasil, diz BlackRock

  • 02/10/2014

Robert Kapito, presidente e fundador da BlackRock, a maior gestora de recursos do mundo, encontrou-se na noite de segunda-feira em São Paulo com um grupo de clientes, ainda atônitos após a forte oscilação nos mercados naquele dia. “Investidores não gostam de incertezas, e existe uma preocupação sobre como o resultado das eleições afetará os mercados”, afirmou o executivo, em entrevista ao Valor.

Do ponto de vista da gestora, porém, o resultado das urnas terá influência limitada sobre as decisões de investimento. “Somos grandes investidores no Brasil e continuaremos a ser”, diz o presidente da BlackRock, que possui um total de US$ 4,6 trilhões sob administração – dos quais cerca de US$ 80 bilhões investidos no país. Para o executivo, o crescimento de longo prazo da economia e como o próximo presidente pretende viabilizá-lo são mais importantes do que a volatilidade eleitoral. “Diferentes regimes políticos terão respostas diferentes, mas não vejo essa preocupação na cabeça das pessoas.”

Com a esperada tendência de os investidores locais aplicarem parte dos recursos no exterior, o Brasil é apontado por Kapito não apenas como um destino de recursos como também de captação. “Com a tendência de queda nas taxas de juros [no país no futuro], existem outros mercados onde é possível manter esses retornos, com menos risco”, afirma o executivo, que esteve no país para uma conferência promovida pela gestora para 180 clientes brasileiros. O executivo da BlackRock vê ainda um ruído exagerado nos impactos do aguardado processo de alta de juros nos Estados Unidos, assim como os efeitos para os mercados emergentes.

Valor: A volatilidade do período eleitoral afeta os investimentos da BlackRock no país?
Robert Kapito: Somos grandes investidores no Brasil e continuaremos a ser. Estamos pouco focados na volatilidade atual e mais interessados nos ganhos de longo prazo de estarmos aqui. A maior parte dos investidores internacionais tem uma preocupação maior com o crescimento futuro do país do que com questões políticas. O Brasil crescia rapidamente e nos últimos anos houve uma desaceleração. A questão que fica na cabeça dos investidores é: qual será o catalisador para o crescimento daqui para frente. Certamente diferentes regimes políticos terão respostas diferentes, mas não vejo essa preocupação na cabeça das pessoas.

Valor: Mas o Brasil continua atrativo para investimentos?
Kapito: Certamente as taxas de juros estão mais altas aqui do que em outras regiões do mundo, então desse ponto de vista é bem atrativo. Ao mesmo tempo, é preciso olhar para a inflação e entender as perspectivas para os preços. O Brasil é um país jovem, vibrante. Esperamos nos manter como grandes investidores no país, não só em nome dos nossos clientes, como pela empresa. Temos um número relevante de pessoas trabalhando aqui, porque acreditamos que no longo prazo o Brasil será um bom investimento.

Valor: Qual a sua visão para a condução da economia?
Kapito: Em muitos países, a política econômica tem sido voltada para o crescimento. Nesse ponto, com a desaceleração econômica [no Brasil], seria positivo ter uma visão mais clara da questão regulatória e fiscal. Acho que a incerteza de qual será o plano é o que causa a incerteza e volatilidade de curto prazo. Certamente, qualquer que seja o governo, ele terá um plano, e nós o analisaremos para saber se é viável ou não no longo prazo.

Valor: Quais as oportunidades de investimento para a BlackRock no Brasil?
Kapito: Enxergamos a questão da infraestrutura como uma área em que os investidores podem cooperar. No exterior, com o envelhecimento da população e a permanência das pessoas por mais tempo no mercado de trabalho, os governos têm estimulado os investimentos em infraestrutura como forma de estimular o emprego. Ao mesmo tempo, algumas mudanças na regulação trazem oportunidade para investir parte dos ativos fora do Brasil.

Valor: Os brasileiros não têm a cultura de investir no exterior…
Kapito: Realmente não havia necessidade de se pensar nisso porque as taxas de juros no Brasil eram muito altas, e por isso os investidores conseguiam obter retornos aplicando apenas no próprio país. Agora, com a tendência de queda nas taxas, embora hoje ainda estejam mais altas que na maioria dos lugares, existem outros mercados onde é possível substituir esses retornos, com menos riscos. Ainda é necessário um trabalho de educação sobre onde estão e como acessar essas oportunidades. Uma das coisas que estamos fazendo é trabalhar perto dos clientes para mostrar como podem se tornar investidores globais sem assumir riscos significativos.

Valor: E quais os planos para atrair os investidores?
Kapito: Queremos trazer melhores produtos para o mercado, e uma das áreas em que estamos na vanguarda são os ETFs [fundos de índices com cotas negociadas em bolsa]. Esperamos introduzir novos ETFs, que são uma forma mais eficiente do ponto de vista de custos, transparente e líquida de os investidores terem acesso aos mercados. O produto é uma forma de oferecer acesso a ativos internacionais de uma forma muito simples e diversificada. Também traremos fundos de ações globais e outros produtos. Basicamente, o que queremos é ter presença local, para entender o que os clientes precisam, e ao mesmo tempo global, para oferecer as soluções.

Valor: Quando se fala em mercados globais, a grande preocupação dos investidores hoje é com os movimentos do Federal Reserve. Quais os impactos esperados do processo de alta de juros nos Estados Unidos?
Kapito: É claro que os movimentos do Fed afetam todo o mundo. Como investidores globais, precisamos olhar para as taxas de juros, taxas de crescimento e mercados de ações em busca da melhor relação risco-retorno. Isso é investir. Mas é preciso não superestimar esse impacto.

Valor: O mercado, então, está exagerando na reação?
Kapito: Existe muito mais barulho do que realidade nessa discussão. O Fed trabalhou durante uma das mais severas crises financeiras e fez um ótimo trabalho. Agora, em algum momento será a hora de elevar as taxas de juros novamente, mas não acho que haverá um impacto significativo 24 horas depois da decisão. O que os investidores farão será avaliar as taxas futuras nos Estados Unidos e comparar com outros países. Outro impacto, muitas vezes pouco percebido, é que, quando as taxas de juros sobem, o preço dos títulos cai. Isso é especialmente importante para quem tem grande exposição em bônus. Também é importante notar que hoje há mais dinheiro parado nas contas bancárias no mundo do que em qualquer outra época.

Valor: E o que pode acontecer quando os juros subirem?
Kapito: O retorno nos Estados Unidos hoje é zero, e na Europa chega a ser negativo. Se as taxas subirem, existe uma probabilidade alta de as pessoas voltarem a investir.

Valor: Mas a tese que predomina é que, quando os juros subirem, os EUA voltarão a atrair recursos…
Kapito: O dinheiro, na verdade, já está no mercado americano, parado no caixa. Se os juros subirem, talvez seja positivo, porque a entrada desses recursos pode limitar a alta das taxas no mercado. Em um cenário de alta de juros, os investidores terão melhores condições de conseguir rentabilidade para as aplicações. Em última análise, a alta dos juros pode até ajudar a economia, porque com o retorno obtido nas aplicações as pessoas terão mais dinheiro para gastar.

Valor: E como ficaria o fluxo de capital para os mercados emergentes em um cenário de alta dos juros nos EUA?
Kapito: Tudo dependerá do spread [diferença] das taxas e da relação risco-retorno. Quando os juros subirem essa análise será feita novamente. E talvez uma alta de 25 pontos ou até 100 pontos-base não mude a percepção de que ainda há oportunidades. Acredito que haverá capital suficiente para ser alocado em mercados emergentes. Não vejo um movimento de saída desses países com a alta de juros nos Estados Unidos.

Fonte: Valor Econômico – Vinícius Pinheiro | De São Paulo

 

02/10/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |