Produtividade e recursos humanos

  • 22/10/2014

O presidente do SINAVAL, Ariovaldo Rocha, informa que em 2014 a construção naval brasileira iniciou a mudança do foco da implantação de capacidade construtiva para gestão da produtividade.

A ampliação da produtividade está relacionada ao aperfeiçoamento da gestão dos projetos de construção e com a ampliação e qualificação dos recursos humanos.

Merece destaque a iniciativa do Valor Econômico que avaliou e selecionou, com consultora em capital humano Aon, as 35 empresas consideradas as melhores na gestão de pessoas. Entre elas estão três empresas ligadas a indústria marítima e offshore que são o Porto Itapoã, em Santa Catarina, a Dresser Rand e a UTC Engenharia, ambas com operações em São Paulo e Rio de Janeiro.

O diagnóstico realizado sobre a indústria da construção naval aponta a qualificação de recursos humanos e a ampliação da produtividade como os dois principais desafios, nesta próxima etapa do desenvolvimento do setor.

Iniciativas de produtividade do SINAVAL

 

Situação dos segmentos da construção naval

A construção naval brasileira atua em oito segmentos diferentes, com condições e situações próprias que influenciam a produtividade:

Segmento Situação Características Condições de produtividade
Rebocadores portuários Setor tradicional cuja produção não foi interrompida. Alto índice de conteúdo local com rede de fornecedores definida. Bons índices de produtividade que podem ser aprimorados.
Navios de apoio marítimo Navios com nova tecnologia a partir de 2000. Segmento em consolidação, com rede de fornecedores definida. Produtividade precisa ser aprimorada.
Petroleiros e navios de produtos Construção interrompida durante 20 anos e retomada em 2005. Segmento em consolidação com rede de fornecedores em expansão. Produtividade precisa ser ampliada.
Navios porta contêineres Construção interrompida durante 15 anos. Poucas encomendas. Se beneficia da rede de fornecedores dos demais segmentos. Produtividade precisa ser ampliada.
Plataformas de produção de petróleo Construção com nova tecnologia iniciada em 2005. Demanda em expansão. Rede de fornecedores em expansão. Produtividade precisa ser ampliada na construção de cascos.
Sondas de perfuração Novo segmento com operação iniciada em 2013. Programa de construção de 29 sondas em andamento. Ainda não há parâmetros para medição de produtividade.
Comboios fluviais Segmento tradicional manteve produção. Rede de fornecedores definida. Produtividade deve ser ampliada para intensa demanda em nova fase.
Militar Programa de construção de Navios Patrulha e Submarinos. Rede de fornecedores em ampliação. Produtividade em ampliação.

 

As melhores em gestão de pessoas na indústria marítima e offshore

Empresa Colocação Categoria Visão
Dresser Rand 100 a 500 funcionários Operação no interior de São Paulo e em Macaé (RJ). Fornece sistema de compressão. Forte comunicação com o pessoal e banca 50% do valor dos cursos de aperfeiçoamento aos que  desejam maior qualificação.
Porto Itapoã 500 a 1.000 funcionários O porto em Santa Catarina aposta em administração transparente com programa de aperfeiçoamento interno que possibilitou promoções em 50% do pessoal.
UTC Engenharia 8.000 a 16.000 funcionários Foco em iniciativa responsável, comprometimento e lealdade assegura bom desempenho das operações.

 

 

22/10/2014|Seção: Gestão e Inovação|Tags: |