Tabela de avaliação dos fatores de produtividade

  • 15/10/2014

Apresentação

A seção Gestão e Inovação é uma nova área de informações no Portal SINAVAL na Internet. Foi criada para abrigar informações sobre o avanço que os estaleiros realizam para melhorar sua produtividade. A intenção é estimular a troca de experiências e informações entre os estaleiros, seus fornecedores e parceiros.
Ariovaldo Rocha, presidente do SINAVAL.

 

Tabela de avaliação dos fatores de produtividade

15/10/2014

A tabela de gestão de Fatores de Produtividade possibilita uma avaliação dos principais itens de gestão com impacto direto na produção, com impacto nos prazos e custos.

Fatores de produtividade Elementos Impacto Benchmarks
Equipamentos nos estaleiros Capacidade de içamento.
Dique seco.
Automação.
Menos blocos.
Tempo construção.
Tempo corte e solda.
68% de automação do processo de soldagem no Samsung.
Pessoal qualificado Tempo construção.
Menos retrabalho.
Prazo e orçamento. Na Coréia do Sul e Europa o Estado assegura pessoal qualificado.
Sistemas de gestão Produção.
Projetos.
Supply Chain.
Identifica desvios.
Melhor planejamento.
Prazo e orçamento.
Aperfeiçoamento constante em estaleiros da Europa e Ásia
Projetos e detalhamento Plantas em sintonia
com modificações.
Fluxo da produção.
Controle Dimensional.
Uma das dificuldades no Brasil
Cadeia de suprimentos Chegada de equipamentos em sintonia com a produção Mantém fluxo de produção.
Prazo e orçamento.
Desafio do conteúdo local.
Fonte: SINAVAL / Ivens Consult

 

Produtividade e redução de custos na construção offshore brasileira

O tema foi parte da programação do Congresso da Rio Oil & Gas 2014, realizado em setembro, no Rio de Janeiro. A seguir um resumo das palestras que refletem temas da tabela de gestão.

Retrabalho e falta de maturidade de projeto

O gerente geral da Petrobras, Claudio Vianna, identifica o retrabalho e a falta de maturidade de projeto como origem de perda de prazos e aumentos de custos em 50% dos casos. Nos projetos offshore, que a Petrobras acompanha nos seus fornecedores, nem sempre as melhores práticas são aplicadas na aplicação do pessoal na atividade construtiva. Erros de planejamento e atrasos nos projetos de detalhamento, são as ocorrências mas comuns que necessitam atenção dos gestores. Para superar essas deficiências recomenda:

  1. Indicadores de desempenho com análise crítica no encerramento de cada fase;
  2. Gestão da logística dos fornecimentos na área de produção;
  3. Plano de construção com ordem lógica;
  4. Ferramentas de maturidade de projeto como por exemplo planta digital em 3D.

Gestão realista do cronograma

Eric Powel, gerente de projetos da Modec, apresentou a experiência na construção do FPSO Cidade de Mangaratiba. Destacou que existe uma equação em todo projeto que estabelece a confiança como a resultante da competência vezes o bom relacionamento pessoal sobre o risco. Na relação de confiança entre as pessoas é construído um cronograma realista. O cronograma não pode ser somente um papel, atualizado com cortar o copiar, para estabelece uma nova etapa de planejamento. É necessário combater a tendência de executar sem pensar. É necessário ter plano de contingências para lidar com mudanças no cenário construtivo. Essas práticas permitiram a entrega do projeto 36 dias antes do prazo.

Fornecedores fortes e pessoal qualificado o segredo do EPC

Guilherme Pires de Melo, diretor de operações da Techint, considera que no Brasil o plano de execução de um projeto de EPC precisa ter muita atenção na questão fiscal, que pode causar intensa variação de custos. Fornecedores fortes e pessoal qualificado precisam ser acompanhados com ferramentas de gestão: o projeto básico detalhado; projeto de engenharia com foto na construção e na integração com fornecedores; acabamento avançado de peças e sub-blocos; modelo em 4D de maquete eletrônica disponível até o nível do encarregado; grande atenção com o atraso acumulado que precisa ser computado e ser compensado.

Solução integrada para gestão de projetos na construção naval e offshore

IFS Applications  é um ERP para a gestão de projeto utilizado por estaleiros no mundo todo, informa André Santos, gerente comercial da IFS para o segmento de construção naval e offshore. O mercado para estes sistemas está em processo de aperfeiçoamento. As empresas estão optando por sistema abertos que possam trabalhar integrados à base de software já existente nos estaleiros. O IFS Shipyard é uma solução de software integrado para a indústria naval e offshore desenvolvida especialmente para melhorar a gestão e os resultados no setor.

Em estaleiros de todo o mundo, a aplicação de um software de gerenciamento especialista no segmento, por sua orientação a projetos e manutenção de ativos, traz maior produtividade e competitividade, além de prover eficiência no equilíbrio entre custos, prazos, recursos e qualidade, integrando financeiro, materiais e cadeia de suprimentos à operação. Tudo em um único ambiente: desde o design aprovado pela engenharia abastecendo diretamente as áreas de compras e materiais, passando pelos apontamentos na construção e acabamento alimentando o financeiro e a contabilidade, até o teste de mar e entrega das embarcações com toda a documentação atualizada e faturamento correto. Podendo ainda, dar continuidade com a gestão da manutenção das embarcações em todo o seu ciclo de vida.

Uma ferramenta que atenda estaleiros e operadores de frota, por exemplo, é de grande utilidade no Brasil onde grandes operadores de frotas de apoio marítimo, como Bram, CBO e WS-Tug Boat também são os construtores de seus navios.

A solução adotada pelo estaleiro Grandweld de Dubai

O estaleiro Grandweld está adotando o IFS Applications para criar um sistema único de informação, com a fase inicial do processo iniciada em setembro de 2014.  O sistema inclui o projeto básico de construção, sua gestão em relação aos ativos construtivos do estaleiro, gestão do controle das ordens de trabalho, estabelecimento dos cronogramas e a gestão dos documentos do processo de gestão de pessoal e apropriação de custos para o financeiro. O gerente de operações e desenvolvimento do estaleiro Grandweld, Ahmad abki, informa que o estaleiro está em acelerado crescimento, nos últimos dez anos e necessita de um sistema integrado de gerenciamento de seus recursos.

 

15/10/2014|Seção: Gestão e Inovação|Tags: |