Petroleiro Henrique Dias Foto: Transpetro

Transpetro põe em operação oitavo navio do Promef

  • 12/12/2014

O petroleiro “Henrique Dias”, oitava embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) a entrar em operação, partiu nesta quinta-feira (11/12) para a sua viagem inaugural, após cerimônia no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE). Na ocasião foi realizado ainda o batismo do também suezmax “André Rebouças”, cuja construção está na fase de acabamento.

Os navios tipo suezmax são destinados ao transporte de óleo cru na exportação e cabotagem, com capacidade de transporte de carga de cerca de um milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção brasileira diária. O “Henrique Dias” é o quarto da série de 10 navios do tipo suezmax que serão construídos pelo EAS.

A embarcação, depois de abastecer em Salvador, segue para a Bacia de Campos, onde fará a sua primeira operação de carregamento de petróleo.

No momento, um total de 15 navios encomendados pela Transpetro a estaleiros nacionais estão em diferentes fases de construção. Além do André Rebouças, outros cinco estão no estágio de acabamento: os panamax Anita Garibaldi e Irmã Dulce, no Estaleiro Eisa Petro-1 (Niterói/RJ); e os gaseiros Oscar Niemeyer, Paulo Freire e Barbosa Lima Sobrinho, no Estaleiro Vard Promar (Ipojuca/PE).

Com o “Henrique Dias”, são oito os navios do Promef que estão em operação. Os demais são os suezmax “Dragão do Mar”, “Zumbi dos Palmares” e “João Cândido”; e os navios de produtos “José Alencar”, “Rômulo Almeida”, “Sérgio Buarque de Holanda” e “Celso Furtado”.

Os homenageados

Henrique Dias – Henrique Dias foi um dos heróis negros na luta contra a invasão holandesa no Brasil. Pernambucano e filho de escravos africanos libertos, ele é considerado um dos fundadores das Forças Armadas por sua atuação nas duas batalhas de Guararapes.

André Rebouças – André Pinto Rebouças deu grandes contribuições para a construção do Brasil no século 19 e teve participação importante no movimento abolicionista. Implementou no país técnicas inovadoras de engenharia, incluindo o uso do concreto armado.

Ficha técnica dos navios suezmax

Porte Bruto (tpb): 157.700 toneladas
Comprimento total: 274,20 metros
Boca: 48,00 metros
Calado: 17,00 metros
Velocidade de projeto: 14,8 nós
Autonomia: 20.000 milhas
Motor Principal – MCP: 1 unidade, Doosan-MAN B&W modelo 6S70ME-C
Motor Auxiliar – MCA: 3 unidades, Doosan-MAN B&W modelo 7L23/30H
O consumo total de óleo combustível do tipo RMK-45, considerando a operação do MCP e de um MCA, é de 69,0 toneladas por dia.

12/12/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: |