Rota do Pacífico Norte é o maior corredor do comércio internacional

  • 28/01/2015

A rota marítima do Pacífico Norte vai ultrapassar os demais corredores de transportes de mercadorias em termos de volume de fretes, crescendo em 100% mais rápido que a tradicional rota do Norte Atlântico, segundo o cenário publicado pelo International Transport Forum (IFT) 2015.

O levantamento realizado pelo ITF mostra o corredor marítimo do Oceano Índico com o maior crescimento, devendo aumentar os volumes transportados quatro vezes até 2050. A distância média de transporte, nos diversos modais, devem aumentar em 12% em função das mudanças dos padrões do comércio internacional.

Um dos resultados dessa mudança será o aumento das emissões de CO2 nas atividades de transporte de mercadorias que crescerão em 290% até 2050. O transporte de mercadorias vai ultrapassar as emissões do transporte de passageiros, que eram a principal origem da poluição atmosférica por CO2.

O secretário geral do ITF, José Viegas, disse que o aumento do transporte de mercadorias global será um desafio para os sistemas de transportes no mundo e poderá representar como um fator de redução do crescimento econômico, além de representar o aumento das emissões atmosféricas, que se tornam cada vez mais objeto de regulamentos para sua redução. Para evitar problemas futuros recomenda:

  • Ampliar o gerenciamento da capacidade de transportes e reduzir a sub-utilização dos modais;
  • Mais investimentos em conexões multimodais para ampliar a eficiência nos trechos em que essas ligações ainda não existem;
  • Preparar o sistema para a operação dos mega-navios, criando infraestrutura para as conexões em portos e os destinos das cargas no interior dos continentes;
  • Ampliar a utilização dos equipamentos (navios, trens e caminhões) para máximo aproveitamento do total da capacidade de carga por viagem com a redução dos espaçamentos através das rede de fornecimentos.

 

Fonte: IFT – World Maritime News

 

28/01/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: |