Super petroleiros contratados para armazenar petróleo

  • 13/01/2015

Empresas de petróleo afretaram cerca de 15 super petroleiros, em janeiro, para aproveitar os preços reduzidos do petróleo bruto, usando os navios possivelmente para armazenar petróleo para venda futura, informa relatório da Platts.

Os super petroleiros contratados tem capacidade para armazenar cerca de 30 milhões de barris. Esses navios de grande porte devem operar principalmente em Cingapura e no Golfo Pérsico.

Vários navios serão utilizados no transporte do petróleo bruto, mas diversos desapareceram do mercado de forma discreta o que leva a conclusão que estão sendo usados não para o transporte e sim para simples armazenagem, um corretor de petroleiros de Cingapura disse à Platts.

A taxa diária para afretamento de petroleiros de grande porte na região do Golfo Pérsico ao Norte da Ásia é de USD 69 mil ao dia, a taxa em regime de time charter é de USD 33.500 a 37.500 ao dia.

Outro corretor de navios disse à Platts que operadores de frotas concordam com o afretamento a longo prazo com taxas mais baixas para garantir ocupação dos navios antes do início do período de parada para manutenção das refinarias, que se inicia em março de 2015, quando ocorre a redução na demanda por transporte de petróleo bruto.

 

Fonte: Platts – World Maritime News

 

13/01/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |