Aldemir Bendine do Banco do Brasil vai assumir a presidência da Petrobras

  • 06/02/2015

Brasília — O atual presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, vai assumir o comando da Petrobras no lugar de Graça Foster, que renunciou ao cargo em meio ao desgaste provocado pelas denúncias de corrupção investigada pela Operação Lava Jato. Segundo fontes do governo, esta foi a solução encontrada para tentar estancar a crise da empresa.

Após surgirem especulações sobre a indicação de Bendine, as ações da Petrobras voltaram a registra um novo dia de queda na manhã desta sexta-feira, 6. O Conselho de Administração da empresa está reunido nesta manhã em São Paulo para definir a composição da nova diretoria da estatal. A expectativa é que a Petrobras anuncie oficialmente os nomes apenas no fim da tarde.

Bendine é presidente do BB desde abril de 2009, antes mesmo do início do governo Dilma e é nome de confiança do ex-presidente Lula. No fim de outubro, reportagem do jornal Folha de S. Paulo revelou que o Banco do Brasil aprovou concessão de crédito no empréstimo de R$ 2,7 milhões feito para a apresentadora de TV e socialite Val Marchiori. De acordo com a publicação, a empresária é amiga de Aldemir Bendine. Por meio de nota, o banco informou não haver ilegalidade na operação.

O Planalto teve menos de 48 horas para escolher o novo presidente da estatal, depois de Graça Foster e outros cinco diretores formalizarem o pedido de renúncia dos cargos, na quarta-feira, 4. A presidente Dilma Rousseff já havia sinalizado a troca atual diretoria, mas a troca só ocorreria após a aprovação do valor perdido em razão dos desvios na estatal. A companhia divulgou o último balanço financeiro sem essa informação.

Além de Bendine para a presidência, o governo decidiu também transferir para a diretoria Financeira da estatal o atual vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil, Ivan de Souza Monteiro. Dilma dará a Bendine, que está neste momento em São Paulo, liberdade para escolher o restante da equipe.

 

Fonte: O Estado de São Paulo

 

06/02/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: |