Casco do FPSO Cidade de Maricá chega ao Brasil em junho

  • 12/02/2015

O casco do FPSO Cidade de Maricá, em conversão na China, deve chegar em junho ao Brasil. O estaleiro Brasa fará a integração dos módulos ao topside da plataforma, que será instalada no campo de Lula Alto, no pré-sal da Bacia de Santos, e tem primeiro óleo previsto para 2016.

O estaleiro receberá em setembro o casco do FPSO Cidade de Saquarema, cujo cronograma também prevê partida em 2016. A unidade será instalada em Lula Central, na Bacia de Santos.

A previsão é que os FPSOs sejam entregues cinco meses após o início das obras de integração, que se iniciarão assim que os cascos chegarem ao Brasa.

Segundo informações do estaleiro — uma joint venture (50/50) entre os grupos SBM e Synergy —, a construção dos módulos do Cidade de Maricá e Cidade de Saquarema já está 80% e 60% concluída, respectivamente.

No total, o estaleiro é responsável pela construção de 12 módulos (seis para cada unidade), que, juntos, pesam mais de 13 mil toneladas: de tratamento de água do mar; injeção de água e utilidades; processamento de óleo (A); processamento de óleo (B); tratamento de gás (A); e tratamento de gás (B).

O gerente executivo do estaleiro Brasa, Ivan Fonseca, explica que, em função da similaridade dos FPSOs com o Cidade de Ilhabela, entregue no ano passado, foi possível evitar mudanças no projeto ao longo da construção. “Somos tão ou mais produtivos que qualquer estaleiro asiático”, afirma.

 

Fonte: Brasil Energia — João Montenegro