China lança o Fundo Rota da Seda

  • 18/02/2015

O Fundo Rota da Seda, proposto pelo presidente da China, Xi Jinping, anunciado em dezembro de 2014, foi lançado dia 16/2/2015, com recursos no valor de USD 40 bilhões do Banco do Povo da China.

Controlado pelo governo da China o Fundo Rota da Seda, tem como objetivo reativar as ligações marítimas e terrestres entre os países da Ásia, financiando a construção de soluções de infraestrutura para reduzir entraves para o comércio entre os países.

O Fundo conta com recursos das reservas externas da China e de instituições financeiras do Estado: Export-Import Banco da China, Banco de Desenvolvimento da China e a Corporação de Investimentos da China. A prioridade é formar um circuito baseado na antiga Rota da Seda, criando uma versão marítima da Rota da Seda do século XXI.

A China já está investindo e agindo para dar estabilidade para sua indústria da construção naval e transporte marítimo, predominantemente controlado pelo Estado, encorajando fusões e atraindo investimentos internacionais.

Em 14 de fevereiro de 2015 o Conselho de Estado publicou diretriz que acelera o desenvolvimento da exportação de serviços da China para os mercados localizados na Rota da Seda. Os esforços estão direcionados ao estabelecimento de um ambiente de mercado de competição justa, apoiando investimentos conjuntos no setor e aprimorando as políticas de apoio ao setor.

O Conselho de Estado da China resumiu o foco da política na aceleração da liberalização do comércio de serviços para expandir a escala do setor, otimizando a capacidade de prestar serviços à expansão da exportações de produtos e construindo capacidade de competição internacional dos serviços da China.

Fonte: World Maritime News Staff
18/02/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: |