Os estaleiros da Coréia do Sul informam recuperação da posição como o principal polo da construção naval mundial, conquistando o lugar diante dos estaleiros da China. Segundo estatística da Clarksons os estaleiros da Coréia do Sul entregaram navios que representam 12,2 milhões de CGT, 35% do total da tonelagem mundial construída, avaliada em de 35 milhões de CGT (Compensate Gross Tonnage).
É a primeira vez que os estaleiros da Coréia do Sul entregam mais navios que seus competidores da China, desde 2009. Apesar da entrega mundial navios e estruturas offshore flutuantes ter apresentado queda de 6% em 2014, comparado com 2013, os estaleiros da Coréia do Sul apresentaram queda de 3%, atuando em segmentos especializados como o de navios gaseiros e navios com capacidade de transportar mais de 8.000 contêineres.
Os estaleiros da Coréia do Sul foram responsáveis por 70% das entregas do total de 7 milhões de CGT construídos em navios petroleiros de grande porte (VLCC) e 90% das entregas dos 2,8 milhões de CGT construídos em navios gaseiros.
As entregas de navios nos estaleiros da China apresentaram uma redução na participação mundial do volume de navios entregues. Em 2012 a participação da China em termos de entregas medidas em CGT era de 43% do total. Em 2014 a participação foi de 33%. O principal motivo foi a redução nos fornecimentos de navios graneleiros de grande porte para transporte de minérios e grãos.
Os estaleiros do Japão se mantem no terceiro lugar com uma participação de 19% (6,6 milhões de CGT) do total mundial produzido. Em quarto lugar surgem os estaleiros das Filipinas com participação de um milhão de CGT construídos.
Os estaleiros da Europa se mantem entre os cinco maiores da construção naval mundial, com estaleiros da Alemanha participando com entregas de navios no total de 0,5 milhões de CGT, sendo a construção de navios de passageiros responsável por 65% desse total.
2015 e 2016
A Clarksons prevê um aumento das entregas em 2015, uma expansão de 9%, ampliando a tonelagem construída para 38 milhões de CGT, após quatro anos de declínio.
Os estaleiros da Coréia do Sul devem manter as entregas em 13,1 milhões de CGT, com forte participação de navios gaseiros e porta contêineres.
Os estaleiros da China devem manter suas entregas em 12,8 milhões de CGT.
Para 2016 a Clarksons estima que 36,3 milhões de CGT serão construídos e que os estaleiros da Coréia do Sul e da China devem se manter na liderança com uma participação de 35% do total construído.
Fonte: Clarksons – World Maritime News