Novo floatel chega ao Brasil

  • 11/02/2015

A carteira de floateis da Petrobras será reforçada a partir de março. A PACC Offshore Services Holdings (Posh) começará a operar seu primeiro floatel no Brasil, o Xanadu-Praia do Arpoador, que chegou ao Rio de Janeiro na última sexta-feira (6/2) e, desde então, está parado na Baía de Guanabara, sendo submetido a procedimentos de desembaraço junto às autoridades brasileiras.

O Xanadu-Paraia do Arpoador irá operar para a Unidade de Operação do Rio de Janeiro (UO-Rio) e sua primeira campanha será realizada no campo de Albacora leste, na Bacia de Campos. Capacitado para acomodar 750 pessoas, o floatel do Posh tem 1.800 m² de área de deck e irá operar para a Petrobras pelo prazo total de um ano, com possibilidade de renovação por mais um ano.

O floatel da Posh foi construído na China, no estaleiro do grupo, e chegou ao Brasil para fazer sua campanha de estreia.  Além desta unidade de manutenção e segurança (UMS), o grupo constrói ainda no mesmo estaleiro um outro floatel idêntico, o Arcadia, ainda sem contrato e previsto para ser concluído ao longo do primeiro semestre deste ano.

A Posh mantém mais de 120 embarcações em operação no mundo, entre barcos de apoio e floateis, e, no momento, disputa mais uma licitação da Petrobras para o afretamento de novas UMSs. No passado, o grupo chegou a operar barcos de apoio para a Petrobras, mas os contratos venceram e não foram renovados.

 

Fonte: Brasil Energia – Claudia Siqueira

 

11/02/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |