Governo do Rio firma convênio com estaleiro para oferta de estágios

  • 12/03/2015

O Governo do Estado firmou, no dia 11/3/2015, o convênio de cooperação com o Estaleiro EISA/Niterói (antigo Estaleiro Mauá) para a oferta de estágios a alunos da Escola Técnica Henrique Lage, em Niterói. O acordo, assinado pelo governador Luiz Fernando Pezão, pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, pelo presidente da Faetec, Wagner Victer, e pelo presidente do Estaleiro, Sérgio Paez, vai preparar os estudantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) para o mercado de trabalho do setor naval.

—Um dos meus maiores orgulhos é ver o Estado formando profissionais e criando oportunidades de trabalho, especialmente durante o período de formação. Isso é essencial para garantir o futuro e o fortalecimento da indústria naval fluminense, com profissionais qualificados —afirmou o governador.

O convênio atende a uma demanda local de profissionais especializados para atuar em construção, reparo e obra de estaleiros e plataformas. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, a Escola Técnica Henrique Lage vai contar com cursos especiais, 100% voltados para demandas atuais do mercado naval, e com professores especializados, indicados pelo próprio estaleiro.

—Estar próximo da iniciativa privada é um mantra para nós. Esta parceria é que vai garantir uma maior empregabilidade para nossos alunos, pois estaremos formando mão de obra qualificada para atender a uma demanda de mercado—destacou o secretário Gustavo Tutuca.

Atualmente, a unidade oferece cursos Técnicos de Construção Naval, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica e Máquinas Navais. Por meio dos cursos de Qualificação e Técnicos, a unidade em Niterói forma cerca de 1,2 mil profissionais por ano.

—Essa sinergia da Faetec com o mercado é mais uma demonstração de como o Estado investe pesado na formação profissional e na qualificação de seus alunos para atuarem em áreas especificas. Neste caso, a escola técnica do estado vai fornecendo alunos para estágio qualificado no estaleiro – disse o presidente da Faetec.

O presidente do Estaleiro EISA/Niterói, Sérgio Paez, comemorou a parceria.

— É de suma importância. Os professores vão poder reconhecer e captar futuros profissionais que se destacarem na escola — destacou.

Fonte: Portal Fator Brasil
12/03/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: |