Donos de navios se concentram em cidades estratégicas

  • 01/04/2015

Por Steve Willcox –  Clarksons Shipping Intelligence Network

A análise sobre os proprietários de frotas de navios mercantes mostra que apesar do setor ser uma operação global os grandes operadores estão concentrados em alguns centros. As 20 cidades em que se concentram os proprietários de frotas de navios é o tema deste gráfico apresentado a seguir.

Lidera a lista a cidade de Atenas (Grécia) onde se concentram os donos de uma frota de 4.043 navios ou 161,5 milhões de GT (Gross Tonnage). O que corresponde a cerca de 14% da frota mundial. Tokyo ocupa a segunda posição na lista com 98,3 milhões de GT, seguido por Hamburgo, com 70,5 milhões de GT, Cingapura e Hong Kong, completando o conjunto dos cinco maiores centros a partir dos quais o transporte marítimo mundial é controlado.

Das 20 cidades, que abrigam os principais donos de frotas, nove estão na Europa, oito na Ásia e três nas Américas. A partir dessas 20 cidades são tomadas as decisões sobre uma frota de 765,5 milhões de GT, cerca de 2/3 do total da capacidade de transporte marítimo mundial.

A pergunta que surge é porque os donos dos navios escolhem essas poucas cidades para sediar seus centros de decisão. Mesmo que sejam cidades com importantes portos, não representam os principais destinos das cargas. A resposta é um conjunto de fatores estratégicos: são cidades em que donos das frotas historicamente se concentram e facilita a consulta mútua sobre operações; nessas cidades estão as principais fontes de financiamentos para a construção de frotas e fornecedores de serviços como seguros e intermediários de cargas em grande escala (brokers).

Em algumas cidades é identificável cidades onde se concentram armadores de determinado tipo de navio. Por exemplo: em Hamburgo estão os donos de frota de navios porta-contêineres; em Oslo os donos de frotas para transporte de gás e operações offshore.

As cidades do futuro

As vinte cidades do gráfico são responsáveis por 63% dos contratos de construções de navios nos estaleiros no mundo. Começam a surgir como centros relevantes as cidades de Londres, Hamilton e Monte Carlo. O Rio de Janeiro (Brasil) surge na lista, acima de Mumbai (India) como sede de empresas controladoras de frotas de navios petroleiros, graneleiros, navios especializados incluindo operação offshore e pela participação na carteira de encomendas.

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Fonte: Clarksons
01/04/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |