O futuro do ambicioso programa de construção de navios da Transpetro, a subsidiária de logística da Petrobras, está em xeque. Há dúvidas no mercado sobre a continuidade de construção de novos navios para transporte de petróleo e derivados, encomendados pela subsidiária aos estaleiros nacionais. Estima-se que, para construir mais 23 navios dentro das metas estabelecidas pela Transpetro no Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), sejam preciso investir cerca de R$ 6 bilhões.
Entre os estaleiros brasileiros, há receio que a falta de novas encomendas de navios pelo sistema Petrobras crie descontinuidade nas operações e provoque demissões de empregados treinados. Vários estaleiros foram construídos para atender à demanda da Transpetro. Em 2004, ainda no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Transpetro lançou o Promef. O programa, símbolo do governo na retomada da construção naval, previu construir 49 petroleiros em estaleiros nacionais, dos quais até agora apenas oito foram entregues e 15 estão em construção.
Entre navios entregues e em construção, chega-se, portanto, a 23 unidades. Outros três navios para transporte de bunker (combustível de navegação) que estavam previstos no Promef não foram contratados. A Transpetro afirma que todos os demais contratos, envolvendo mais 23 navios, entraram em eficácia. O termo significa, segundo especialistas, que os contratos cumpriram todas as exigências legais, passaram por todas as aprovações.
Mas, segundo fontes próximas da empresa, esses 23 navios ainda não começaram a ser construídos e nem tiveram liberações de recursos por parte dos agentes financeiros do Fundo da Marinha Mercante (FMM), fonte de longo prazo que financia o setor naval. No mercado, a estimativa é que, para construir esses 23 navios, será preciso investir algo como R$ 6 bilhões.
No total, o Promef previu investimentos de R$ 11,2 bilhões, incluindo a construção de 49 navios petroleiros e de 20 comboios hidroviários. Frente aos problemas enfrentados pela Petrobras, o mercado coloca em dúvida a viabilidade de que esses R$ 6 bilhões sejam investidos, mesmo com financiamentos do FMM, fonte barata e de longo prazo.
Uma das alternativas consideradas por fontes próximas à empresa é a possibilidade de que a Transpetro alongue os prazos para entrega dos navios que ainda não estão em construção. Entre as fontes, há ainda dúvidas se a construção de novos navios poderia ser substituída por afretamentos (alugueis) de navios construídos no exterior.
Em nota, a Transpetro afirmou: “O sistema Petrobras está revisando seu planejamento para o ano de 2015, implementando uma série de ações voltadas para a preservação do caixa, de forma a viabilizar seus investimentos.”
A Transpetro afirmou, ainda, que atualmente o Promef tem oito navios em operação e 15 embarcações em diferentes fases de construção, sendo seis navios tipo Suezmax no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), seis navios gaseiros no estaleiro Vard Promar, ambos de Pernambuco; e três navios tipo Panamax no Eisa Petro-Um, no Rio de Janeiro.
O executivo de um estaleiro que preferiu não se identificar disse que o Promef garantiu, em uma primeira fase, uma previsão de encomendas de longo prazo aos estaleiros nacionais. Mas agora, segundo ele, vários estaleiros envolvidos em obras da Transpetro precisariam disputar novas encomendas ainda em 2015 para não precisar demitir empregados a partir de 2016.