Dilma Rousseff volta ao estado na quinta-feira para a cerimônia de entrega do petroleiro André Rebouças

  • 13/05/2015

A presidente Dilma Rousseff parece ter tomado gosto por visitar Pernambuco. Pouco mais de duas semanas após ter vindo ao estado partipar da inauguração da fábrica da Jeep, em Goiana, a presidente estará na próxima quinta-feira (14) em Suape. Estará no Estaleiro Atlântico Sul (EAS) para entregar o petroleiro André Rebouças e batizar o navio Marcílio Dias.

A informação sobre a vinda da presidente foi divulgada pelo senador Humberto Costa (PT) na manhã desta terça-feira (12), durante uma entrevista por telefone a uma rádio local. No início da tarde, a Transpetro confirmou a cerimônia e a presença de Dilma. A subsidiária da Petrobras é a responsável pela encomenda dos petroleiros dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).

Segundo a nota enviada pela Transpetro, o evento terá início às 11h. Além da presidente da República, a cerimônia contará com as presenças do presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, e do presidente da Transpetro, Cláudio Campos. De acordo com o senador Humberto Costa, não estão previstas outras atividades na agenda oficial de Dilma Rousseff.

O André Rebouças será o quinto petroleiro entregue pelo Atlântico Sul, de um total de dez encomendados pela Transpetro ao estaleiro. Os quatro primeiros foram João Cândido, Zumbi dos Palmares, Dragão do Mar e Henrique Dias. Em dezembro, durante a entrega do Henrique Dias, o EAS divulgou nota afirmando que o André Rebouças é o projeto mais completo até o momento do estaleiro, já que foi empregada integralmente a tecnologia de construção e montagem por megablocos.

“O uso desse processo permite ganhos como redução do tempo de construção e incremento da qualidade no acabamento da embarcação. Graças a essa inovação tecnológica de ‘acabamento avançado’”, divulgou o EAS. O André Rebouças tem as mesmas dimensões dos outros cinco navios já entregues pelo estaleiro pernambucano: 274,2 metros de comprimento, 48 metros de largura e porte bruto de 157,7 mil toneladas.

As embarcações do tipo Suezmax – com dimensões máximas para a navegação pelo Canal de Suez – são destinadas ao transporte de óleo cru na exportação e cabotagem, com capacidade de transporte de carga de cerca de 1 milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção brasileira diária. O navio que será entregue nesta quinta foi batizado em homenagem ao engenheiro militar baiano André Pinto Rebouças.

Rebouças se engajou na campanha abolicionista e ajudou a criar, na década de 1880, a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, ao lado de Joaquim Nabuco e José do Patrocínio, entre outros nomes. Também participou da Confederação Abolicionista e redigiu os estatutos da Associação Central Emancipadora. O navio é a nona embarcação do Promef a entrar em operação no país.

Marcílio Dias

Já o petroleiro Marcílio Dias, o sexto da lista do EAS, vai homenagear o marinheiro gaúcho da Armada Imperial brasileira, herói da Batalha Naval do Riachuelo, durante a Guerra da Tríplice Aliança. Ainda não há previsão de quando a embarcação será entregue à Transpetro. Mas a tendência é a de que seja ainda este ano.

Fonte: Diário de Pernambuco