Os bancos Credit Suisse e Bank off America Merril Lynch estão recomendando a investidores que é hora de comprar ações das empresas de óleo e gás. Segundo seus analistas o preço do petróleo já atingiu seu ponto mais baixo, as petroleiras cancelaram investimentos em novos campos de produção, se ocorrer aumento da demanda por petróleo essas empresas representam atraente retorno sobre o investimento nos preços atuais das ações.
O Credit Suisse aponta que informações financeiras divulgadas em 2015 apontam que empresas do setor de óleo e gás estão apresentando revisões para cima das suas previsões de receitas o que terá impacto no valor das ações, que caíram muito com investidores vendendo suas posições no último trimestre de 2014.
As empresas de óleo e gás cortaram investimentos e demitiram mais de 90 mil pessoas. A produção de petróleo nos EUA está se reduzindo e a produção de maio deve apresentar uma redução de 50 mil barris dia, segundo Bank off America Merril Lynch, citando dados da Energy Information Administration.
Investidores compram fundos de energia
Os fundos de investimentos em energia são os que estão apresentando demanda relevante, atualmente. Nas últimas quatro semanas receberam US$ 2,9 bilhões com investidores retornando, provando valorização de +7,6% nesse período.
Fundos como iShares U.S. Oil Equipment & Services ETF (IEZ); Market Vectors Oil Services (OIH) e SPDR S&P Oil & Gas Exploration and Production (XOP) apresentam variação de 13% nas últimas quatro semanas, até 23 de abril de 2015.