Presidenta Dilma Rousseff Discursa durante cerimônia de batismo do Navio Marcílio Dias e viagem inaugural do Navio Petroleiro André Rebouças. (Ipojuca - PE, 14/05/2015) Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Presidente Dilma afirma apoio à construção naval

  • 15/05/2015

A presidente Dilma disse que ”a recuperação da indústria naval é a história de uma decisão política”, durante o evento no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca, Pernambuco, que contou com a participação do Ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, o presidente da Transpetro, Claudio Campos, o presidente do EAS, Harro Burmann, e o presidente do SINAVAL, Ariovaldo Rocha.

Rocha lembrou que é o momento de planejar as novas encomendas do Promef para manter os estaleiros em operação, para ampliar a produtividade, aprimorar a qualificação dos técnicos e manter os empregos, ao discursar para autoridades e trabalhadores.

O presidente da Transpetro, Claudio Campos, também ressaltou a qualidade dos navios entregues à Companhia:  Hoje está entrando em operação o 9º navio do Promef, programa que é fruto de uma grande parceria com o Governo Federal. A cada novo navio entregue, constato como temos melhorado a qualidade dos nossos navios e a produtividade alcançada na construção deles – disse.

Para o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, ao utilizar navios novos, é possível “melhorar sensivelmente as condições de transporte de petróleo”.

– Só com os 8 navios entregues ao longo de 4 anos, deixamos de gastar US$ 35 milhões por ano com aluguel de embarcações. Esses dois novos navios somados a outros cinco vão gerar uma economia de US$ 21 milhões só este ano, o que equivale a 60% dos custos que temos para transportar petróleo pelo mar – afirmou Bendine.

Viagem inaugural

O navio André Rebouças, da Transpetro, partiu em viagem inaugural nesta quinta-feira (14/05), após cerimônia no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE), que teve a presença da presidenta Dilma Rousseff. A embarcação é a nona encomendada a estaleiros nacionais pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação.

Na ocasião, também foi realizado o batismo de outro suezmax, o Marcílio Dias, sexto navio do Promef a entrar na fase de acabamentos. Também participaram do evento os presidentes da Petrobras, Aldemir Bendine, e da Transpetro, Claudio Campos, entre outras autoridades.

O André Rebouças é o quinto da série de 10 navios do tipo suezmax que serão construídos pelo EAS. Depois de abastecer em Salvador, a embarcação seguirá para a Bacia de Campos, onde fará a sua primeira operação de carregamento de petróleo.

Durante o evento, a presidenta Dilma Rousseff assegurou que a política de conteúdo local – seguida pelo Promef – será mantida na indústria naval brasileira.

Promef ganha ritimo

Os navios suezmax são destinados ao transporte de óleo cru na exportação e cabotagem, com capacidade de transporte de carga de cerca de 1 milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção brasileira diária. No momento, há 14 navios encomendados pela Transpetro em diferentes fases de construção, sendo seis no estágio de acabamentos.

Além do André Rebouças, os outros navios do Promef que já estão operando são: os suezmax Henrique Dias, Dragão do Mar, Zumbi dos Palmares e João Cândido; e os navios de produtos José Alencar, Rômulo Almeida, Sérgio Buarque de Holanda e Celso Furtado.

Ficha técnica dos navios suezmax

Porte Bruto (TPB): 157.700 toneladas
Comprimento total: 274,20 metros
Boca: 48,00 metros
Calado: 17,00 metros
Velocidade de projeto: 14,8 nós
Autonomia: 20.000 milhas
Motor Principal – MCP: 1 unidade, Doosan-MAN B&W modelo 6S70ME-C
Motor Auxiliar – MCA: 3 unidades, Doosan-MAN B&W modelo 7L23/30H
O consumo total de óleo combustível do tipo RMK-45, considerando a operação do MCP e de um MCA, é de 69,0 toneladas por dia.

 

15/05/2015|Seção: SINAVAL Informa|Tags: , , |