Apesar de período negativo mercado de FPSOs deve reaquecer até 2019

  • 24/06/2015

Apesar das perspectivas negativas para o mercado de FPSOs em 2015, a Douglas-Westwood tem boas expectativas para o setor nos próximos anos e mantém previsão de instalações de unidades no valor de US$ 60 bilhões até 2019. A consultoria ainda acredita que há mercado para a contratação de 130 unidades com os dados atuais.

Para este ano, no entanto, as perspectivas permanecem em baixa, tendo em vista o adiamento de várias contratações para 2016 e os rumores de que a Petrobras cancelará dois contratos dos topsides dos FPSOs do campo de Búzios. O baixo preço do petróleo deve manter os operadores cautelosos quanto às contratações, já que no momento o foco é baixar os custos e esperar uma recuperação no preço do barril para investir em grandes projetos.

No primeiro semestre de 2015, somente três acordos foram fechados, sendo uma conversão em Gana e uma no Irã, além de um upgrade na Indonésia, totalizando US$ 1,5 bilhão. Em comparação, nos seis primeiros meses de 2014 foram fechados seis acordos, por um valor total 528% maior. A expectativa de DW é de que em 2015 sejam fechados mais quatro acordos, com a possibilidade de ocorrer mais um, caso o valor do barril volte a subir.

Fonte: Brasil Energia – Gabriela Medeiros

24/06/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |