A Seabrokers, que opera na intermediação de compra e afretamentos de navios, informa que o mercado para navios de apoio marítimo tipo PSV (Platforma Supply Vessel) prossegue fraco mas o mercado para os AHTS (Anchor Handling Tug Supply) apresenta melhoras.
A maioria dos contratos de serviços dos navios no mercado spot estão com diárias na faixa de dois mil a quatro mil Libras, valores desestimulam operadores das frotas e levam a paralisação (layups) dos navios para redução da oferta. No momento existem mais de 20 navios PSVs parados, no Mar do Norte. O número de navios em layup vai aumentar.
A lista de operadores de frotas com navios parados inclui: Atlantic Offshore; Blue Ship Invest; Bourbon Offshore; COG Offshore; Deep Ocean; Deep Sea Supply; DOF; Eidesvik; Farstad; GulfMark; Island Offshore; Rem Offshore; Simon Møkster Shipping; Solstad Offshore; Ultrapetrol; Vestland e World Wide Supply.
A notícia boa é a melhora no mercado para a contratação de serviços de navios de apoio marítimo tipo AHTS, em função da demanda por movimentação de plataformas e sondas. O mercado ficou justo, no segmento de AHTS, como menos navios disponíveis, e também no segmento de navios para operação de ROV (veículo submarino de operação remota). Neste segmentos as diárias se elevaram para 20 mil a 30 mil Libras.