Petroleiro Anita Garibaldi (Foto: Alexandre Brum / Transpetro)

Petroleiro Anita Garibaldi é o décimo navio do Promef a entrar em operação

  • 05/06/2015

O petroleiro Anita Garibaldi partiu nesta quarta-feira (3/6/2015) do estaleiro Eisa Petro-Um, em Niterói (RJ), em viagem inaugural. O navio é a décima embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) a entrar em operação. O navio seguiu para o Terminal da Ilha d’Água, na Baía de Guanabara, onde fará a sua primeira operação de carregamento.

O Anita Garibaldi é o primeiro de uma série de quatro panamax que homenageiam mulheres importantes na história do Brasil. Dos outros três em construção, dois já foram batizados: Irmã Dulce e Zélia Gattai. Com 228 metros de comprimento e capacidade para 650 mil barris, o petroleiro será responsável pelo transporte de óleo cru e produtos claros e escuros.

Outras 14 embarcações estão em construção e quatro devem ser entregues ainda em 2015, de acordo com a Transpetro. A companhia informa que esses navios em construção estão em diferentes fases de edificação, dos quais sete se encontram na fase de acabamentos. Atualmente, nove navios do Promef estão em operação. São eles: os suezmax André Rebouças (que partiu em viagem inaugural em maio), Henrique Dias, Dragão do Mar, Zumbi dos Palmares e João Cândido; e os navios de produtos José Alencar, Rômulo Almeida, Sérgio Buarque de Holanda e Celso Furtado.

A homenageada, Ana Maria de Jesus Ribeiro, nasceu em Santa Catarina, em 1821. Aos 18 anos, conheceu o italiano Giuseppe Garibaldi, à época com 32, durante a Revolução Farroupilha. Ela participou de diversas batalhas, combatendo ao lado de Giuseppe, com quem se casou e teve quatro filhos. Recebeu o título de “Heroína de dois mundos”, por ter participado de batalhas no Brasil e na Itália. Morreu aos 27 anos, na cidade italiana de Ravena.

Ficha técnica dos navios panamax:
Porte bruto: 72.900 Toneladas de Porte Bruto (TPB)
Comprimento total: 228 metros
Boca: 40 metros
Calado:12 metros
Altura: 48,3 metros
Velocidade: 15 nós
Transporta: petróleo e produtos claros e escuros
Capacidade: transporta 90,2 milhões de litros
Característica: navio “shallow draft” (calado reduzido)

Fonte: Portos e Navios – Transpetro
05/06/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |