Brasil e Japão assinam acordo para capacitação no setor naval

  • 29/07/2015

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) assinou um acordo com o Senai, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Agência de Cooperação do Japão (JICA) para capacitação de profissionais para a indústria naval.

O acordo tem como objetivo promover o intercâmbio de profissionais e instrutores da área de petróleo, gás, naval e offshore entre o Brasil e o Japão, além de compartilhar experiências da formulação e implementação de política industrial para o setor naval.

A parceria de cooperação na indústria naval entre o MDIC e o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) do Japão prevê ainda a vinda de dois técnicos japoneses para o Brasil para apontar as principais necessidades e problemas encontrados nos estaleiros nacionais e analisar os cursos oferecidos atualmente pelo Senai para o setor. O governo japonês oferecerá também equipamentos e máquinas necessárias à melhoria das instalações dos cursos oferecidos.

Como parte do acordo, 33 instrutores do Senai participarão de 40 cursos de capacitação no Japão. A expectativa é de que esses profissionais sejam capazes de replicar as informações e qualificar quatro mil brasileiros até setembro de 2018.

Além da consultoria japonesa, o projeto prevê duas missões técnicas com equipes do MDIC para treinamento e visitas a estaleiros, universidades e órgãos do governo japonês.

Fonte: Brasil Energia – Lara de Faria
29/07/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: |