O mês de junho foi bom para os estaleiros do Japão que assinaram contratos para a construção de 98 navios para exportações. O total dos contratos assinados representam a construção de 4,6 milhões de GT (Gross Tonnage), superando o total de contratos para exportação do mesmo período de 2014 no total de 3,4 milhões de GT. A informação é da Associação de Exportadores de Navios da Japão (Japan Ship Exporters’ Association – JSEA).
Os navios graneleiros representam a maior parte da demanda com 56 contratos do total, sendo: 7 handysizes, 24 handymaxes, 9 panamaxes, 7 post-panamaxes, 7 capesizes e 2 navios para transporte de minérios.
A demanda de navios petroleiros representou 36 novos contratos, sendo: 20 product tankers, 12 aframaxes, um LPG e um LNG carrier. Além disso as novas encomendas incluem: 6 navios de carga geral, dois navios porta-contêineres e quatro navios para transportes de automóveis (PCCs).
O atual volume de encomendas ocorre em antecipação dos novos padrões internacionais para transporte marítimo, previsto para entrar em vigor em 2016 que prevê mudanças nos projetos de construção para tornar mais seguros os porões de carga dos navios para aumentar a segurança.
A carteira de encomendas total dos estaleiros japoneses filiado a JSEA soma 137 contratos de construção no total de 7,5 milhões de GT. Do total 68,7% foram encomendas realizadas por armadores (proprietários de frotas) com participação de empresas japonesas no capital; 13,7% por armadores da Europa e dos EUA, 5,1% de armadores gregos e de 1,4% de armadores de Hong Kong.
Os estaleiros do Japão voltaram a ocupar o segundo lugar no ranking mundial por carteira de encomendas, em 2015, retomando uma posição que pertencia a estaleiros da China. O primeiro lugar pertence aos estaleiros da Coréia do Sul, segundo informações da Clarksons.
Fonte: World Maritime News