Polos navais em conexão entre negócios e ciência são a opção na Europa

  • 08/07/2015

A integração entre polos de construção naval com centros de desenvolvimento científico e a educação são a opção para a Europa manter uma indústria marítima sólida e sustentável. A indústria naval é essencial para manter forte a economia da Europa. A mensagem é do representante da comissão de Meio Ambiente, Indústria Marítima e Pesca da comunidade europeia, Karmenu Vella, durante o encontro sobre Rede de Polos Navais da Europa (European Network of Maritime Clusters – ENMC).

O ENMC representa indústria marítimas através de 17 polos navais em diversos países. “Graças aos polos navais que estão em toda a Europa as empresas podem se articular em redes de inovação, criar economias de escala e cooperar entre elas nacional e internacionalmente. A soma das nossas experiências pode nos ajudar a avançar e tomar decisões, ajudando a formatar melhores políticas”, disse Karmenu Vella.

A indústria marítima é responsável pela geração de cinco milhões de empregos e representa cerca de 4% da economia europeia. Existem muitos desafios a enfrentar, incluindo o paradoxo do desemprego dos jovens e a falta de técnicos qualificados. Existem dificuldades nas conexões entre os centros de pesquisa e empresas que atrasa a disseminação de boas ideias e seu aproveitamento no mercado para determinar prioridades de investimento.

O ENMC acredita que o fortalecimento do setor passa pela maior qualificação, a promoção da inovação e bom aproveitamento das oportunidades de financiamentos.

Fonte: World Maritime News
08/07/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: |