Subsea 7 e OneSubsea formam aliança

  • 14/07/2015

A Subsea 7 fechou uma parceria com a OneSubsea, joint venture formada pela Cameron (60%) e a Schlumberger (40%), para desenvolver soluções submarinas integradas para a indústria offshore. As empresas combinarão conhecimento sobre sistemas de produção e processamento subsea, umbilicais, risers e flowlines (SURF) e serviços de campo.

Por meio do trabalho em conjunto, as empresas esperam obter ganhos na execução dos projetos de aumentar índices de recuperação de reservatórios e otimizar custos na eficiência de projetos de águas profundas, durante a vida útil dos campos de óleo e gás.

Criada em 2013, a Onesubsea é composta pela Framo Engineering, Surveillance, Flow Assurance e Power and Controls, da Schlumberger, e pela divisão subsea da Cameron, que é responsável pelo gerenciamento da empresa.

Outras grandes prestadoras de serviço também formaram alianças para ampliar sua atuação no setor offshore nos últimos anos. Em 2014, a Aker Solutions e Baker Hughes fecharam parceria fornecer equipamentos e serviços submarinos. Este ano, a FMC Technologies e a Technip criaram a Forsys Subsea.

Também este ano, a OneSubsea fechou uma parceria com a Chevron para desenvolver tecnologias subsea para atuar em alta pressão e temperatura, em sistemas de 20 mil psi, e oficializou uma aliança com a Schlumberger e a Helix Energy para aumentar a eficiência das operações de intervenção de poços.

Outro caso recente envolve a McDermott e a Petrofac, que fecharam um acordo para fornecer equipamentos para águas profundas e ultraprofundas em projetos acima de US$ 200 milhões no Brasil, México, Mar do Norte, Mediterrâneo e na África Ocidental.

A GE O&G, por sua vez, formou, em maio, uma aliança com a Enpro Subsea para fornecer serviços de intervenção de fluidos para aumentar a taxa de produção de reservatórios offshore.

Já a Halliburton anunciou a aquisição da Baker Hughes no ano passado. A expectativa é que a operação seja oficializada neste semestre.

Fone: Brasil Energia – João Montenegro

 

14/07/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: |