O grupo Vard finalizou o navio gaseiro Oscar Niemeyer, encomendado pela Transpetro. A embarcação é a primeira de uma série de oito unidades com capacidade para transportar 7 mil t encomendadas por meio do Promef, o programa de modernização da frota da companhia.
O navio – o 11º do Promef a ser concluído – foi construído no Vard Promar em Pernambuco e seu acabamento final será realizado no estaleiro do grupo em Niterói (RJ), onde já se encontra o segundo navio da série.
O cronograma original da Transpetro previa a entrega do gaseiro em abril deste ano. Segundo o grupo Vard, o progresso na construção dos navios ao longo do trimestre não foi satisfatório, o que deve resultar em novas postergações de entrega. A subsidiária da Petrobras previa ainda a entrega de outros dois gaseiros em 2015, quatro em 2016 e três em 2017, mas o cronograma do Vard prorrogou para 2017 a conclusão de um dos navios que deveriam ser entregues no ano anterior. No total, o Promef prevê a construção de 49 navios e 20 comboios, com entrega até 2020.
Resultado
O grupo Vard informa que cortes de pessoal continuarão em seu estaleiro em Niterói (RJ), que agora tem em carteira apenas a construção de um AHTS e o acabamento de um gaseiro. Já o estaleiro em Pernambuco constrói, além dos navios da Transpetro, dois PLSVs para a Petrobras, previstos para ser entregues em 2016 e 2017.
A receita do Vard no segundo trimestre foi de NOK 2,489 bilhões (US$ 303,35 mi), queda de 18% frente aos NOK 2,942 bilhões (US$ 358,56 mi) faturados no mesmo período do ano passado. Já o Ebitda da companhia caiu de NOK 189 milhões (US$ 23 mi) para NOK 46 milhões (US$ 5 mi).
Em 30 de junho, o grupo possuía 29 navios em carteira, dos quais 17 são projetos próprios. A perspectiva no curto prazo é de poucas novas encomendas, o que forçará a redução de custos e ajustes de capacidade, além de cortes de funcionários. No Brasil, além da redução de custos, o objetivo é evitar novos atrasos.