O 9º Seminário de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior que ocorre pela primeira vez em Manaus, no próximo mês de outubro, será lançado amanhã, terça-feira (4). A solenidade de lançamento será na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O seminário que é realizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena) será no período de 6 a 8 de outubro deste ano. Na ocasião, haverá apresentação dos diagnósticos de uma pesquisa sobre transporte fluvial de cargas e passageiros nos rios que banham o Amazonas realizada pelo Sindarma.
O seminário contará com a participação de setores que fazem parte do processo contínuo em busca da sustentabilidade e do desenvolvimento do transporte hidroviário do interior brasileiro. Dentre os participantes estão: projetistas, empresas e companhias de navegação, empresas de logística, pesquisadores, órgãos governamentais da área de transporte e de fomento, Marinha do Brasil, sociedades classificadoras, universidades e estudantes.
O evento terá apoio de diversas entidades como o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) e ainda da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Ufam, do Instituto de Pesquisa em Transportes (Intra), do Sindicato da Indústria da Construção Naval, Náutica, Offshore e Reparos do Amazonas (Sindnaval), da ABS classificadora naval e do estaleiro Beconal.
A iniciativa tem como foco o fomento da disseminação de pesquisas, além divulgar estudos tecnológicos que promovam avanços de um sistema eficiente e seguro de transporte hidroviário de misto no país. Em outubro, o seminário terá sessões com apresentação de trabalhos técnicos, painéis de debates sobre tópicos mais relevantes do cenário atual, com a participação de acadêmicos, pesquisadores e especialistas do setor. Também estão previstas conferências selecionadas apresentadas por renomados técnicos e pesquisadores nacionais e internacionais.
A expectativa do comitê local é que 300 pessoas participem do evento, sendo 40% acadêmicos. Os 60% restantes englobam os representantes de empresas locais e de participantes de outros estados do país.
Pesquisa Sindarma
O estudo do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma), iniciado no final de 2013 e concluído no primeiro semestre de 2015, está dividida em quatro etapas: estudos básicos, dados sobre passageiros e cargas, banco de dados e diagnóstico operacional e aponta a desestruturação do transporte fluvial misto (cargas e passageiros) no Amazonas.
As duas primeiras etapas da pesquisa reúnem dados de estudos já existentes do setor, mas que não tinham sido explorados totalmente. As demais fases do estudo trazem levantamentos inéditos com dados coletados nas embarcações. O estudo foi desenvolvido por uma equipe técnica composta por nove pesquisadores, além da colaboração de alunos de mestrado e graduação.
O coordenador geral da pesquisa e especialista em transporte hidroviário de interior, José Teixeira, disse que o objetivo do estudo é desenvolver um conjunto de ferramentas que permita a avaliação do setor com foco no transporte de passageiros e cargas, na perspectiva operacional e comercial.