Abenav avalia tendências do mercado

  • 12/08/2015

O presidente em exercício da Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (ABENAV), Sergio Bacci, informa que a instituição, em conjunto com seus associados vem ampliando a avaliação de tendências de mercado. A pesquisa realizada com seus associados apresenta um panorama em que existe a confiança na recuperação dos fornecimentos ao mercado de óleo e gás.

Os associados identificam maior presença de empresas internacionais que se voltam para o mercado brasileiro, diante da redução dos investimentos internacionais no setor. Um dos segmentos apontados é o de serviços e construções para o reparo e manutenção de plataformas de produção e sondas de perfuração offshore.

Segundo associados, grandes empresas internacionais já tem o mercado brasileiro dimensionado para aumento da sua participação. Há preocupação com a boa formulação dos contratos e a governança (compliance) com as regras, legislações e o sistema tributário. Uma das preocupações é a pratica de preços a baixo dos custos para alijar competidores locais.

Nas respostas quanto métodos vencedores as empresas associadas destacam o bom planejamento dos serviços e obras, o foco nos recursos humanos qualificados e a oferta de inovações e avanços tecnológicos. Esses são os elementos apontados para conquista e manutenção de clientes.

Empresa Área de atuação Visão do mercado Métodos  vencedores
Hemir

Sede: Niterói(RJ)

Soluções de engenharia, procurement e construção de Módulos de Acomodação e Superestruturas de navios.

Fornece sistemas de acomodação para navios sonda em construção no Brasil.

Visa fornecimento para o segmento de construção de navios sondas e navios para a marinha. Qualificado pelo Progen para fornecimento aos submarinos. Foco no planejamento e na gestão de recursos humanos.
Aggreko

Sede: Escócia (Reino Unido)

Fornece soluções temporárias de energia para o segmento de Petróleo e Gás. Potencial de crescimento no setor de Petróleo e Gás. Somente 6% das reservas estão sob exploração. Boa gestão da área de Negócios Locais que gera cerca metade das suas receitas. O setor de Projetos gera a outra metade.
Roxtec

Sede: Suécia

Soluções para vedação de entradas de cabos e tubos em anteparas, caixas de junção e painéis elétricos. O segmento naval e offshore é uma vocação do Brasil. A empresa acredita no crescimento nos próximos anos. Comprometimento com a equipe e forte foco nas necessidades do cliente.
GB9

Sede: Rio de Janeiro (RJ)

Consultoria especializada na construção de helideck. Mercado para fornecimento turn-key de helideck de alumínio. Apoia clientes em atividades relacionadas ao helideck, operações de helicópteros. Parceria com a SSM GmbH, que oferece helidecks em ligas de alumínio,  com 60% menos peso.
Buschmann & Associados Advogados

Sede: Rio de Janeiro (RJ)

Compliance legal à empresas nacionais e internacionais na  estruturação e execução de operações em energia, petróleo e gás, construção naval e offshore. Mercado relevante já medido pelas grandes corporações. É necessária uma visão do ambiente regulatório e da situação dos contratos. Preparar clientes para as novas questões tributárias surgindo, no fluxo das alterações legislativas, para decisões sustentáveis.

 

O mercado de reparos e manutenção
Sergio Bacci, destaca que a redução geral da demanda resultado do menor investimento da Petrobras, promove o deslocamento da atenção para vendas a mercados que permanecem ativos como é o caso do reparo naval: cerca de 40 navios de apoio marítimo por ano; reparos e manutenção em cerca de 110 plataformas de produção em operação; reparos e manutenção em sondas de perfuração em atuação no país; reparo e manutenção em navios da Transpetro que estão sendo realizados em outros países da América Latina.

Transporte fluvial e contratos para a Marinha

Existe demanda nos segmentos de construção de rebocadores portuários, estimulados pelos investimentos em portos públicos e terminais privativos; demanda aquecida no segmento de construção de comboios para o transporte em rio e baías, com forte impacto positivo nos estaleiros do Pará e Amazonas. Nestes nichos se encontram forte demanda por motores, sistemas de comandos elétricos, sistemas de direção e sistemas de comunicação.

A Marinha Brasileira registra mercado para a produção local de sistemas, equipamentos e navipeças para a construção de navios patrulha e submarinos que por razões de segurança devem ter fornecimento local de equipamentos.

Evento Fornecer

A inciativa de identificação de mercados e tendências será apresentada durante o evento que a ABENAV realiza dia 12 de agostode 2015, durante a realização da Marintec-Navalshore, com adcesso liberado para a imprensa, cuja programação é a seguinte:

ABENAV/SINAVAL: Sergio Bacci – mediador
Petrobras: Paulo Alonso (Palestra 30 min)
ANP: Marco Túlio (Palestra 30 min)
MDIC: – João Rossi (Palestra 30 min)
Enseada Indústria Naval – Humberto Rangel – (Palestra 30 min)

Debatedores
ABIMAQ: Marcelo Campos
ONIP: Bruno Musso
ABINEE: Paulo Galvão
APL Rio Grande: Danilo Giroldo
ABDI: Jorge Boeira

LOCAL: SALA 4 – 1o. andar
Centro de Convenções Sul América – Av. Paulo de Frontin, número 1

12/08/2015|Seção: Notas para a Imprensa|Tags: |