ENAVAL selecionada para disputar módulos do FPSO de Tartaruga Verde

  • 03/08/2015
Amauri Rodrigues

Amauri Rodrigues

O ENAVAL –Engenharia Naval e Offshore, fundado em 1988, está qualificado para disputar os contratos para os módulos da plataforma tipo FPSO para o campo de Tartaruga Verde. O diretor presidente da empresa, Amauri Rodrigues, destaca que “os bons resultados nos fornecimentos módulos para 19 plataformas de produção de petróleo conquistaram a confiança das empresas que lideram os projetos”.

A ENAVAL tem como sócios Amauri Rodrigues, Sergio Furley e José Sgura, engenheiros com trajetória na construção naval e offshore. “ O ENAVAL iniciou suas operações no reparo de sondas de perfuração, oferecendo soluções de engenharia inovadoras e com rigorosa gerencia dos projetos”, informa Amauri Rodrigues. Em 17 anos a empresa avançou de uma operação de prestação de serviços para a atividade de construção de módulos. Atualmente a empresa opera a partir de estaleiro com 21 mil metros quadrados em Ponta D’Areia, Niterói (RJ), com equipe de 860 pessoas qualificadas.

 

O futuro

“Este é um momento de transição”, diz Amauri Rodrigues, “é esperada uma redução geral da demanda, mas o foco na satisfação do cliente permitiu a construção de sólidas parcerias que possibilitam visualizar horizontes promissores para o futuro”. Entre as oportunidades estão a continuação nos fornecimentos aos projetos módulos para plataformas de produção de petróleo e a parceria como a U.O.P – Honeywell, com a formação de uma nova empresa a EBS (Enaval Building Solutions).

A nova empresa é uma diversificação que aproveita a experiência na construção de sistemas para plataformas de petróleo para aplicação em projetos de construção de grande porte, como prédio industrial, escritórios corporativos, estádios e shopping centers onde a tecnologia da Honeywell oferece soluções de centros de controle de sistemas de energia, refrigeração, vigilância, acesso e segurança das operações.

Inovação e gestão

A ENAVAL avançou no mercado por que aposta em soluções inovadoras em engenharia. Conquistou a confiança da BrasDrill, subsidiária da Diamong Offshore, ao oferecer soluções de reparos no casco e nos tuneis de propulsores utilizando a técnica do cofre-submarino (cofferdam), estrutura de aço especialmente construída para ser aplicada ao casco. Esse recurso permite bombear a água para fora do cofre, criando uma área de trabalho para execução dos reparos. O método é aplicável a reparos pontuais que economizam tempo e dinheiro por não exigir que o navio seja colocado em dique seco.

A boa reputação na execução de soluções com engenharia tornou a empresa conhecida e procurada por empresas estrangeiras que precisavam da experiência da ENAVAL e dos conhecimentos que a empresa detinha sobre fornecedores e equipes de técnicos. A percepção do valor que essa confiança conquistada representava, levou a empresa a aprimorar os sistemas de gestão e investir na formação de equipes de profissionais, com foco na satisfação do cliente que inclui cumprir prazo e orçamentos. No quadro abaixo é possível analisar diversos contratos realizados pelo ENAVAL com grandes integradores e sistemas como a Modec, SBM, Siemens, Aker, Halliburton e UOP Honeywell.

ENAVAL – Construção de módulos para plataformas

Equipamento Módulo tipo Cliente Comentários
FPSO P-53 Sistema de remoção de sulfatos. QGI – Veolia integração de módulos. Em operação desde 2008.
FPSO P-54 Módulo de geração de energia. GE Nuovo Pignone Em operação desde 2008.
FPSO Cidade de São Paulo-MV23 Módulo de tratamento de água. Modec Em operação desde 2013.
FPSO Cidade de Paraty Módulos de tratamento e injeção de água. SBM Em operação desde 2013.
Semissubmersível
P-55
06 skids para módulos de remoção de sulfatos. Siemens O&G Em operação desde 2014.
FPSO P-57 Carretel de mangueira de Sistema Offload.
Pig Launcher / Receiver.
SBM Em operação desde 2010.
Plataforma de Cherne-1 (PCH-1) Centro de controle do sistema elétrico (E-House) Petrobras Em operação desde 2000.
FPSO Cidade de Mangaratiba MV24 Skid do módulo de
De tratamento e injeção de água.
AKER-MODEC Em operação desde 2014.
FPSOs P-43 e P-48 Módulos
tratamento de gás.
Mauá-Jurong e Halliburton. Em operação desde 2004.
FPSOs P-66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74 e 76. Módulos de separação de CO2 U.O.P – Honeywell Group. 9 de 10 módulos já entregues.
10º modulo P73 entrega em Out. 2015.
FPSO Cidade de ilha bela Módulos de tratamento e injeção de água. SBM Em operação desde 2014.
FPSO Cidade de Mangaratiba Módulo Elétrico Siemens O&G-MODEC Em operação desde 2014.
Petrobras PIII Módulo de Acomodações-upgrade Petrobras 2009
FPSO P50 Módulo de Acomodação-Office Mauá-Jurong Em operação desde 2007.
FPU P56 3000 ton. Blocos Estruturas do Casco e Colunas Nuclep-FSTP-PB Em operação desde 2009.
03/08/2015|Seção: Gestão e Inovação|Tags: |