Estaleiro Brasa identifica fatores de produtividade

  • 14/08/2015

O Estaleiro Brasa, localizado na Ilha da Conceição, em Niterói (RJ), no coração da indústria brasileira de óleo e gás, é especializado na construção de módulos de topsides e sua integração a plataformas de produção de petróleo tipo FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading). O Brasa iniciou sua operação em 2012 com a construção dos módulos para o FPSO “Cidade de Ilhabela”, cujo casco chegou ao estaleiro no início de 2014. Após a execução do içamento dos módulos, da integração e do comissionamento, o FPSO foi entregue ao cliente para operação. Em novembro de 2014 o “Cidade de Ilhabela” começou sua produção no campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos, com capacidade para processar até 150 mil bpd.

No último dia 9 de julho o Brasa recebeu em seu cais o FPSO “Cidade de Maricá”. No momento, o Estaleiro realiza o içamento e a integração dos módulos, construídos em seu parque industrial. O FPSO, que teve seu casco convertido a partir de um navio petroleiro VLCC (Very Large Crude Carrier), está destinado ao campo de Lula (área de Lula Alto), na bacia de Santos, onde será ancorado a 250 quilômetros da costa, numa profundidade de 2.120 metros. “O Cidade de Maricá” é um projeto similar ao do FPSO “Cidade de Ilhabela”.

Outro contrato em curso no Brasa é a finalização dos módulos para o FPSO “Cidade de Saquarema”, similar ao projeto do “Cidade de Maricá”, cujo casco está sendo aguardado para os próximos meses. Com a chegada do “Cidade de Saquarema”, o Brasa fará a integração simultânea de 2 mega FPSOs, fato inédito no Brasil.

O estaleiro tem capacidade e está disponível para receber novos projetos, tendo, ainda, condições para realizar operações portuárias de movimentação e armazenagem de carga, além de serviços de manutenção offshore.

Pátio de construção de módulos do Estaleiro Brasa: espaços vazios para próximos projetos.  (Foto: Estaleiro Brasa)

Pátio de construção de módulos do Estaleiro Brasa: espaços vazios para próximos projetos.
(Foto: Estaleiro Brasa)

 

O Gerente Geral do Brasa, Ivan Fonseca, destaca que a empresa, com força de trabalho atual de 2.500 pessoas, é tecnicamente robusta e apresenta vários diferenciais relevantes, a começar pela formação e experiência da equipe, e o comprometimento para entregar contratos no prazo acordado com seus clientes.

Fatores de produtividade

Equipamentos:

As instalações reúnem um arranjo produtivo extremamente favorável. O parque industrial do Brasa e o cais confrontante, situados nas águas abrigadas da Baía da Guanabara, oferecem condições ideais para a atracação dos FPSOs e para as operações da Pelicano 1, cábrea com capacidade de içamento de cargas de até 2.050 toneladas. A localização em posição anterior à Ponte Rio-Niterói, elimina limitações de altura para entrada e saída dos FPSOs.

O arranjo produtivo: ao fundo o pátio de construção de módulos, no meio a Cábrea Pelicano1, a frente o cais de acabamento. (Foto: Estaleiro Brasa)

O arranjo produtivo: ao fundo o pátio de construção de módulos, no meio a Cábrea Pelicano1, a frente o cais de acabamento. (Foto: Estaleiro Brasa)

 

O estaleiro conta com 65 mil metros de área pavimentada, divididos entre chão de fábrica, prédio administrativo, almoxarifado e oficinas, com gruas para içamento correndo em trilhos, guindastes e empilhadeiras sobre pneus.

Guindaste sobre rodas para movimentação de módulos no pátio. (Foto: Estaleiro Brasa)

Guindaste sobre rodas para movimentação de módulos no pátio. (Foto: Estaleiro Brasa)

 

Produção em sequência:

A produção é feita com foco na agilidade dos processos e na melhoria da produtividade do chão de fábrica, a partir da disponibilidade dos equipamentos e dos pacotes de trabalho com especificações e componentes para as tarefas de construção de cada dia. Um dos lemas do Estaleiro Brasa, afirma Ivan Fonseca é: “fazer o básico bem feito.”

Segurança:

A preocupação constante com a Segurança, um dos valores da Empresa junto com a Disciplina, a Liderança e o Engajamento da equipe, levou o Brasa a alcançar no mês de agosto de 2015 o expressivo número de 3 milhões de homens/hora sem afastamento por acidente de trabalho, fato que comprova que o tema da SIPAT 2015 “A Segurança dos Outros Começa é Mim” é seguido à risca por toda a equipe, que se reúne no início de cada turno de trabalho para o DDS – Diálogo Diário de Segurança.

Diálogo diário de segurança. ( Foto: Estaleiro Brasa)

Diálogo diário de segurança. ( Foto: Estaleiro Brasa)

 

Comunicação:

Ações como o “Café da Manhã com os Líderes”, evento com cerca de 200 funcionários, são realizadas para tratar de temas essenciais para o sucesso da operação como: Sistema de Gestão Integrado; Saúde, Meio Ambiente e Segurança; Treinamento; Cronograma e metas dos contratos.  Há ainda outros canais de comunicação como Caixa de Sugestões e o e-mail “Fale com a Gerência Geral”.

Recursos humanos:

A gestão do conhecimento adquirido com a execução do primeiro grande contrato, o FPSO “Cidade de Ilhabela”, e o processo de recrutamento que buscou técnicos líderes de produção que auxiliaram na localização dos melhores profissionais para a formação das equipes, foram determinantes para o sucesso do modelo de negócios do Estaleiro Brasa e pela boa produtividade alcançada.

Sistema de gestão:

Merece destaque o software de planejamento da produção, desenvolvido pela equipe do Estaleiro, que se integra ao sistema de ERP (Enterprise Resource Planning), operacionaliza os pacotes de trabalho e planeja as sequências de montagem. O planejamento é uma das obsessões da Empresa e é um dos motivos de seu ótimo desempenho.

As soluções desenvolvidas internamente são um dos pilares do perfil tecnológico do Brasa, possibilitando a integração com a engenharia do cliente (projeto de detalhamento) e assegurando confiabilidade ao planejamento, controle da produção e programação das atividades construtivas. A ênfase no “básico bem feito” se estende aos fornecedores que se sentem seguros para dialogar e, juntos, superar obstáculos.

O conjunto formado pela excelente localização das instalações; disponibilidade de equipamentos; motivação e experiência da equipe, além do foco no planejamento, fazem do Estaleiro Brasa uma opção extremamente confiável para executar projetos de diferentes portes e complexidades.

Afinal, a meta do Brasa é a mesma de seus clientes: entregar o quanto antes os FPSOs em condições de produzir com segurança e com baixo impacto ambiental.

Fonte: Estaleiro Brasa – entrevista concedida a Ivan Leão (Ivens Consult Informação Estratégica)
14/08/2015|Seção: Gestão e Inovação|Tags: |