Agência Moody’s vê situação estável para empresas de transporte marítimo

  • 04/11/2015

A agência de classificação de riscos Moody’s Japan K. K. divulgou informação que avalia como estável as expectativas de expansão de um dígito a geração de caixa (EBITDA) para os próximos 12 a 18 meses. “A taxa de expansão é menor, em função da redução da expectativa de demanda e o valor do frete que permanece baixo pela grande oferta de navios”, disse Mariko Semetko, vice-presidente da Moody’s. “A expansão do EBITDA será gerado, principalmente, pela redução de custos”, disse.

A Moddy’s também estima que o preço do óleo para bunker (combustível naval) permanecerá baixo no período. Como o combustível é uma despesa relevante no transporte marítimo a expectativa de preços estáveis é fator que estimula a expansão da geração de caixa, em especial para operadores de navios porta-contêineres.

O segmento de transporte de granel seco, como minérios e grãos, deve apresentar a menor expansão do EBITDA, em razão da menor demanda da China. O segmento de transporte de petróleo deverá apresentar maior expansão do EBITDA já que o baixo preço do petróleo estimula o consumo e amplia a demanda para navios petroleiros.

Uma evolução negativa ou positiva poderá ser apontada caso o excesso de oferta de navios supere em mais de 2% a expansão da demanda.

Fonte: World Maritime News
04/11/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: |