China faz lista dos estaleiros que merecem financiamentos de bancos estatais

  • 12/11/2015

O governo da China divulgou lista de estaleiros que atuam na construção naval para o segmento offshore que terão maior chance de receber financiamentos dos bancos estatais. Chamada pela imprensa de “lista branca” a primeira versão, divulgada pelo Ministérios da Indústria, Informação e Tecnologia da China, selecionou sete estaleiros controlados pelo estado: CIMC Raffles, China Merchants Heavy Industry, Cosco Qidong Shipyard, Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding, Shanghai Zhenhua Heavy Industries Company, Dalian Shipbuilding Industry Offshore, and Cosco Nantong Shipyard.

A divulgação da lista branca é a continuação das ações de revisão dos estaleiros sob controle do estado, iniciada em julho deste ano. Tem o objetivo de consolidar atividades de construção naval voltada para o setor de produção de petróleo em alto mar (offshore) para estimular o desenvolvimento de tecnologia e da inovação. Os benefícios que os estaleiros obterão ainda não foram divulgados.

A lista branca de estaleiros construtores de navios mercantes, divulgada em 2014, visou aumento da competitividade e redução do excesso de capacidade construtiva, para enfrentar a crise, e ofertar incentivos fiscais e créditos dos bancos oficiais aos estaleiros que aderirem a construção de navios as regras de reduções das emissões atmosféricas.

Fonte: World Maritime News
12/11/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: |