Brasil Plural assume gestão da Ecovix

  • 28/12/2015

O Banco Brasil Plural assumiu a gestão da Ecovix (Estaleiro Rio Grande – RS), estaleiro do Grupo Engevix que tem contrato com a Petrobras para a construção dos cascos dos FPSOs replicantes.

O banco realizou nesta segunda-feira (14/12), no Rio de Janeiro, uma assembleia com credores onde pretende iniciar a equalização das dívidas da empresa. A Petrobras adotou uma conta vinculada com a Ecovix para gerenciar os contratos de construção dos oito cascos. A conta seria utilizada para controlar todos os pagamentos feitos aos fornecedores e empresas subcontratadas na obra de construção dos oito cascos, no estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Além de problemas nos pagamentos, a obra está bastante atrasada.

Recentemente, a Ecovix transferiu a construção do casco do FPSO P-71, que será instalado no pré-sal da Bacia de Santos, do estaleiro Rio Grande (ERG) para a China. Será o segundo casco, dentre os oito replicantes, com obras feitas na Ásia, onde já é construída a estrutura da P-68.

O primeiro casco replicante, da P-66, foi entregue ano passado e passa pela fase de integração no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ). A unidade aguarda os módulos de compressão de gás que ainda estão sendo licitados pela Petrobras. A P-67 está no cais do Rio Grande aguardando condições de tempo adequadas para deixa o local rumo à China, onde terá seu topside integrado.

Apesar de dois dos oito FPSOs replicantes terem ficado de fora do cronograma do PN 2015-2019 da Petrobras, o contrato para construção dos cascos da P-72 e P-73 com o Ecovix continua em vigor. Os blocos da primeira delas já estão prontos, segundo uma fonte consultada pela reportagem.

Fonte: Brasil Energia Petróleo e Gás – Felipe Maciel
28/12/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |