A Galáxia Marítima fechou contrato com o estaleiro Keppel Singmarine, em Navegantes (SC), para adquirir um PSV 4500. Com a operação, a empresa espera entregar o navio – que já está em fase final de construção – em março, cinco meses antes do prazo original acertado com a Petrobras, que contratou a embarcação na quarta rodada do Prorefam.
A armadora tem ainda outros três PSVs 4500 e quatro OSRVs 750 afretados pela estatal na mesma rodada, com prazo de entrega entre abril deste ano e o mesmo mês de 2017. A empresa negocia com estaleiros a aquisição das embarcações e tem a expectativa de entregar pelo menos dois PSVs com seis meses de antecedência.
O principal desafio para atender ao cronograma de entrega dos navios é a dificuldade de obter financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM), fato que já levou ao cancelamento dos contratos de duas embarcações afretadas na segunda rodada do Prorefam.
No ano passado, a Galáxia se associou à chinesa Tidfore, criando a empresa brasileira de navegação (EBN) T&G para construir e operar os oito barcos da quarta rodada. O FMM chegou a aprovar prioridade de financiamento de US$ 400 milhões, mas, com o escândalo da Lava Jato e o down-grade do Brasil por agências de classificação de risco, os chineses paralisaram o empreendimento.