A Swire Pacific Offshore Operations, com sede em Singapura. Informou o cancelamento da construção de quatro navios de apoio marítimo tipo PSV no Eisa – Estaleiro Ilha S/A.
O cancelamento ocorreu após período de negociações como o estaleiro brasileiro, após a notificação de cancelamento enviada em agosto de 2014. Segundo a Swire o Eisa não foi capaz de atender as condições mínimas e críticas para continuar a construção dos navios.
Os navios para operações de apoio marítimo a plataformas de produção em alto mar foram contratados em maio de 2011, integrando o plano de desenvolvimento de negócios no Brasil. O primeiro navio PSV estava prevista para entrega em janeiro de 2014 e os demais em intervalos de três meses.
“É a primeira vez que a Swire Pacific Offshore (SPO) cancela um contrato de construção de uma série de navios e desejamos deixar claro que a decisão não foi fácil. Continuamos comprometidos com o atendimento ao mercado brasileiro que é importante para nossos planos de longo prazo”, disse o diretor da Swire, Neil Glenn.
A empresa informa contratos de construção de navios em outros países prosseguem de acordo com os planos. A Swire recentemente recebeu o navio de reboque, suprimentos e manuseio de âncoras (AHTS), Pacific Centurion, e o navio de suprimentos (PSV) Pacific Golfinch. Novos navios serão recebidos de estaleiros internacionais para iniciar operações em 2016 e 2017.