Wilson Sons Estaleiros entregou a operações o navio de apoio marítimo tipo OSRV Jim O’Brien à OceanPact. O investimento do armador no OSRV foi de cerca de US$ 40 milhões.
“Para nós, da Wilson Sons Estaleiros, a entrega do Jim O’Brien é motivo de muita comemoração. Este foi o primeiro Oil Spill Recovery Vessel que construímos e esse trabalho nos trouxe grande aprendizado”, comenta o diretor-executivo da empresa, Adalberto Souza.
“Apesar de ser uma embarcação menor em dimensões, se comparada aos PSVs (Platform Supply Vessels) e ao ROVSVs (Remotely Operated Vehicle Support Vessel) que já montamos, possui muitos requisitos específicos, como sistema de recolhimento de óleo, sistema de aquecimento de tanques, grandes áreas e compartimentos à prova de explosão.”
Com comprimento de 67,1 metros por 14 metros de largura e especializada em recuperação de resíduos, o Jim O’Brien é equipado com motores Caterpillar, propulsão Rolls Royce, pacote elétrico WEG, além de sistema de posicionamento dinâmico DP-1 Kongsberg e sistema de combate a incêndios Fire Fight 1, oferecendo acomodação para 20 tripulantes e com capacidade de até 1.050 m³ de óleo recolhido. A embarcação foi construída no estaleiro Guarujá I da Wilson Sons, no Guarujá (SP), envolvendo mais de 300 funcionários da companhia.
A Wilson Sons Estaleiros possui ainda outro contrato com a OceanPact. Ainda no primeiro semestre de 2016, será entregue o OSRV Fernando de Noronha, com especificações semelhantes ao Jim O’Brien.