BG Brasil e ITA desenvolvem motor de perfuração de poços

  • 04/02/2016

A BG Brasil e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) criaram uma parceria para desenvolver um motor de perfuração de poços . O projeto integra os investimentos em P&D da BG e, até o momento, recebeu aportes de cerca de R$ 3 milhões.

Equipado com tubos de revestimento descartáveis (Downhole Disposable Casing Motor), o novo motor promete ser mais econômico, permitindo a continuidade da perfuração sem necessidade de interrupção para removê-lo. O equipamento poderá ser utilizado tanto em formações de pós-sal como no pré-sal.

O projeto está dividido em três fases. Na primeira, foram desenvolvidos protótipos virtuais. Na segunda, a BG e o ITA desenvolverão um protótipo físico e, na última etapa, construirão o protótipo de campo. Além da economia, a ideia é reduzir a complexidade e os riscos associados às tecnologias existentes de perfuração.

A BG tinha 40 projetos autorizados pela ANP no valor de R$ 196 milhões até março do ano passado. Os recursos vêm da Participação Especial paga pelas concessionárias de campos com grande produção.

Fonte: Brasil Energia Petróleo e Gás – Camila Claro
04/02/2016|Seção: Notícias da Semana|Tags: |