Aquém do esperado – frota de apoio

  • 02/03/2016

A frota de apoio marítimo da Petrobras começou o ano com menos de 300 navios contratados. O último ano foi o primeiro em que o número de embarcações de apoio de bandeira nacional superou o total de navios estrangeiros no país.

De acordo com dados da Abeam, o ano de 2015 terminou com 427 barcos em águas brasileiras, dos quais 259 construídos localmente e 168 vindos do exterior – variações de, respectivamente, 6% e -35% ante 2014.

Desde o início do ano passado, dezenas embarcações de apoio foram (e continuam sendo) descontratadas, principalmente no caso de barcos de bandeira estrangeira, que não conseguem renovar seu certificado de autorização de afretamento (CAA) junto à Antaq devido à maior disponibilidade de similares nacionais, ficando, portanto, bloqueados e impedidos de operar.

Assim como vem fazendo com FPSOs, sondas e helicópteros, a Petrobras está renegociando contratos de barcos de apoio, a fim de obter descontos. Armadores com pouco ou nenhuma margem para negociar tiveram contratos rescindidos, inclusive no Prorefam, o programa de renovação da frota de apoio marítimo da estatal – cuja oitava rodada de contratações não chegou a ser realizada.

O número de barcos que compõem atualmente a frota da Petrobras é bem inferior ao previsto no último plano de negócios da gestão de José Sérgio Gabrielli, em 2011, quando se previa que a estatal chegaria em 2015 com 479 embarcações, atingindo a marca de 568 barcos em 2020.

Naquele ano, o Brasil ainda gozava da condição de hot spot da indústria, em função das descobertas no pré-sal e das perspectivas de investimentos bilionários da Petrobras. No entanto, com os problemas de caixa da petroleira, a operação Lava Jato e a queda do preço do barril, o panorama mudou radicalmente: investimentos foram cortados, a frota de sondas caiu e, como reflexo, a demanda por novos barcos de apoio foi também reduzida.

Diante da redução da demanda e das renegociações de contratos, diversas licitações para novos afretamentos foram canceladas ou ainda aguardam um desfecho. De acordo com a shipbroker Westshore, há pelo menos 13 requirements da Petrobras em aberto desde dezembro de 2014 para contratar PSVs, RSVs e OSRVs.

Procurada pela reportagem, a Petrobras informou que a expectativa é que a frota se mantenha estável nos próximos anos, mantidas inalteradas as condições atuais de mercado. A companhia ressaltou que o número de embarcações em operação é dinâmico, tendo em vista a entrada e saída de embarcações da frota em um curto intervalo de tempo.

Aquém do esperado – frota de apoio

Fonte: Brasil Energia Petróleo e Gás – João Montenegro
02/03/2016|Seção: Notícias da Semana|Tags: |