Os primeiros três meses do ano de 2016 apontam um recorde na demolição para sucateamento de navios graneleiros no mundo. Os proprietários dos navios retiram os navios mais velhos de circulação para restaurar algum equilíbrio entre oferta e demanda no transporte marítimo de grãos e minérios, segundo informa a Clarksons.
Nas primeiras nove semanas de 2016, 120 navios graneleiros num total de 10,1 milhões de toneladas de porte bruto foram vendidos para serem demolidos para aproveitamento da sucata de aço. Se a velocidade da demolição prosseguir provavelmente o recorde de demolição de 10,9 milhões de toneladas de porte bruto, registrado no segundo trimestre de 2015, será superado. Esses volumes de sucateamento de navios reflete a fraca demanda no segmento de transporte de cargas como grãos e minérios.
A Clarksons analisa que a idade média para demolição de navios graneleiros vem se reduzindo. Era de 33 anos, em 2007, em 2016 navios com 24 anos de operação já estão sendo sucateados. Em breve navios que iniciaram operação no ano 2000 já estarão sendo avaliados para sucateamento e reciclagem do aço.
Ainda existem cerca de 57,8 milhões de toneladas de porte bruto na frota mundial de navios graneleiros acima dos 20 anos de idade que podem ser considerados candidatos a demolição para reciclagem do aço. O segmento de transporte marítimo de grãos e minérios já passou por fase difíceis no passado. Os donos de frota que resistirem no mercado poderão ter uma frota mais nova e mais competitiva para melhor operar quando o mercado se recuperar.