Statoil e Sinochem anunciam nova fase em campo de Petróleo

  • 23/03/2016

A petroleira norueguesa Statoil e a estatal chinesa Sinochem preparam-se para iniciar a Fase 2 de desenvolvimento do Campo de Peregrino, na Bacia de Campos, com uma redução de 35% nos custos.

“A medida é fruto de uma série de estudos desenvolvidos por técnicos da companhia norueguesa, realizados ao longo do ano passado. Com a economia obtida, o ‘break-even’ do projeto passou de cerca de US$ 70 por barril para menos de US$ 45 por barril”, afirmou a Statoil.

Peregrino foi o oitavo campo produtor de petróleo e gás do Brasil em janeiro, com produção de 74 mil barris de óleo equivalente/dia.

Por concessionário, a Statoil Brasil foi a quinta maior produtora de petróleo e gás do Brasil em janeiro, com extração de 44,25 mil barris de óleo equivalente/dia, enquanto a Sinochem foi a sétima, com 29,5 mil barris de óleo equivalente/dia.

A segunda fase do projeto prevê a inclusão de uma terceira plataforma (WHP-C), conectada ao FPSO já existente em Peregrino, e vai adicionar cerca de 250 milhões de barris em reservas recuperáveis para o campo. A previsão é de que a produção comece em 2020.

Para reduzir custos em um cenário de preços do barril de petróleo em queda, a Statoil afirmou que buscou soluções simples e padronizadas de engenharia, além de aproveitar a experiência obtida na primeira fase do projeto.

“Entre as mudanças implementadas, estão a melhoria do perfil de produção, o aumento de reservas, a simplificação do design do poço e a otimização da performance em perfuração, assim como a redução do capex com as instalações, baseada na simplificação e na padronização dos requisitos.”

A fase 2 vai elevar a produção do campo do Peregrino, aumentando o número de poços produtores de uma nova área (Peregrino Sudoeste), que hoje não está acessível pelas plataformas em operação (WHP-A e WHP-B).

A previsão é de que sejam perfurados, ao todo, 22 poços —15 produtores de petróleo e 7 injetores de água— como parte do desenvolvimento da segunda fase. Todos os poços de produção e injeção nesta etapa do projeto estão previstos para serem perfurados pela nova unidade de perfuração no WHP-C.

Com a plataforma C, a empresa vai aumentar o potencial de produção e será capaz de continuar a produzir no campo do Peregrino por um longo período de tempo. A expectativa é que até o final de 2040, quando se encerra o prazo de concessão, sejam recuperados 250 milhões de barris em reservas.

O presidente da Statoil no Brasil, Pål Eitrheim, disse em nota que a execução da segunda fase do projeto demonstra a crescente importância do país no portfolio internacional da Statoil e “confirma a ambição da empresa de fortalecer suas operações, em busca de uma maior sinergia e de escala nas operações na Bacia de Campos”.

“Esta decisão é muito importante para a nossa organização no Brasil e para a área internacional da Statoil. Estamos trabalhando arduamente na busca por mais eficiência visando entregar um crescimento sustentável no Brasil e a Fase 2 de Peregrino é uma parte importante disso”.

A Statoil disse ainda que vai continuar trabalhando para conseguir novas reduções de capex do projeto. “Ao longo dos próximos meses, começa o processo de aquisição de bens e serviços para a Fase 2. A companhia espera anunciar os primeiros contratos em breve.”

Fonte: Folha de São Paulo – Reuters
23/03/2016|Seção: Notícias da Semana|Tags: |