O navio de apoio marítimo Starnav Cepheus, entregue no dia 16 de março de 2016, entrou em operação na última semana. Vai operar para a Petrobras no apoio a plataformas de produção de petróleo em alto mar.
A construção do navio, no Estaleiro Detroit (SC – Navgantes), foi financiada com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), gerenciado pelo Ministério dos Transportes. Essa é a segunda embarcação dessa série, sendo o décimo PSV entregue pelo estaleiro Detroit para a Starnav.
As embarcações desse projeto, modelo PSV 4.500 TPB Fluid Carrier (adaptados para o transporte de fluidos especiais), possuem 90 metros de comprimento, 6,34 metros de calado máximo e capacidade de carga de 5.320 toneladas. A embarcação está com contrato de afretamento celebrado com a Petrobras e irá operar nas bacias de Campos e Santos.
Desde 2011, o Fundo da Marinha Mercante desembolsou R$ 22,1 bilhões no fomento ao transporte aquaviário e à indústria naval brasileira. Os recursos têm contribuído para a renovação e o crescimento da frota de embarcações mercante do país, o fortalecimento da indústria naval, o aumento do transporte por hidrovias, cabotagem e apoio marítimo à exploração de petróleo e gás brasileira.