RIO – A Sete Brasil, empresa criada para construir as sondas do pré-sal para a Petrobras, pretende procurar investidores para conseguir um aporte de R$ 4 bilhões. Esse é o valor necessário para concluir as dez primeiras sondas que estão em estágio avançado de conclusão em três estaleiros do país.
De acordo com uma fonte do mercado, a Sete pretende alongar a dívida atual, estimada em cerca de R$ 16 bilhões, por 15 anos. Essas são as principais premissas do plano de recuperação judicial que deve ser apresentado à Justiça do Rio amanhã.
Segundo essa mesma fonte, a proposta é que esses novos investidores, que devem aportar R$ 4 bilhões, tornem-se sócios da Sete Brasil em um segundo momento. Das dez sondas em estágio avançado — com quase 90% das obras concluídas —, quatro são construídas no estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo, outras quatro estão no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, no Rio, e as duas restantes estão no estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragojipe, na Bahia.
O processo de recuperação judicial vai forçar a Petrobras a sentar e a tomar uma posição. Até agora, a empresa só vem postergando sua decisão. O processo de recuperação judicial vai envolver ainda a escolha de um mediador entre a Petrobras e a Sete. Se a estatal não chegar a uma definição, é a própria Justiça que vai intermediar. A ideia da Sete Brasil é vender as dez sondas de forma isolada — disse essa fonte do mercado.
Com a assinatura do contrato com a Petrobras, a ideia é que, com o dinheiro oriundo do aluguel dessas sondas à estatal, os credores (Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Caixa, Itaú BBA e FI-FGTS) comecem a receber. O prazo estimado é de 15 anos.
O pagamento aos credores virá apenas com o funcionamento dessas sondas — completou. O projeto original da Sete Brasil previa a construção de 28 sondas e envolvia a contratação de outros estaleiros como o Atlântico Sul (EAS, em Pernambuco) e Rio Grande (no Rio Grande do Sul). Mas a Petrobras tenta reduzir o volume de encomendas, alegando desaceleração do setor em todo o mundo e falta de capacidade de investimento devido à elevada dívida.
O que temos em um segundo momento da recuperação é tentar concluir mais quatro sondas, que têm apenas o casco, e não se tem estimativa de quantos recursos serão necessários— destacou essa mesma fonte. O EAS, que cancelou seu contrato com a Sete, está em pré-arbitragem com a empresa para reaver os valores investidos.