Dados divulgados pela Bloomberg informam que dez estaleiros da Coreia do Sul acumulam débito de cerca de US$ 38 bilhões com bancos financiadores.
Os maiores estaleiros do país apresentam seus planos de reestruturação que incluem a ampliação dos prazos de pagamentos de empréstimos contraídos, os quais não são mais considerados rentáveis.
Um fundo no valor de US$ 9,5 bilhões, criado pelo Governo da Coreia do Sul, previsto para se tornar operacional em 2017, visa solucionar as dívidas dos estaleiros com o Korea Development Bank (KDB) e o Export-Import Bank of Korea (KEXIM).
Os estaleiros podem não ser os únicos culpados pela crise de inadimplência, segundo o Conselho de Auditoria da Coreia do Sul, o Kexim também tem responsabilidade pela ampliação dos financiamentos.
O KDB, principal credor do DSME (Daewoo Shipbuilding Marine Engineenring), falhou ao auditar as condições financeiras do estaleiro onde a auditoria identificou fraude no valor de US$1,28 bilhão que aumentaram as receitas no período 2013 a 2014.
Além disso o Kexim permitiu que o Estaleiro Sungdong assinar contratos de construção naval com valores inferiores aos custos reais da obra.
Hyundai Heavy Industries (HHI), Daewoo Shipbuilding Marine Engineering e o Samsung Heavy Industries (SHI), os três estaleiros, considerados como os maiores da construção naval mundial, já anunciaram planos de reestruturação que incluem demissões de trabalhadores e vendas de ativos.
É esperada uma redução de 30% dos empregos nos estaleiros, até 2018, e uma redução de 20% na capacidade de construção naval.