Wilson Sons Ultratug recebe embarcação do Prorefam

  • 07/07/2016
Foto: Divulgação WS

Foto: Divulgação WS

A Wilson Sons Ultratug Offshore (WSUT) recebeu seu primeiro PSV 5000. Construído no estaleiro do Grupo Wilson Sons, no Guarujá (SP), o PSV Larus foi afretado por oito anos pela Petrobras na sexta rodada do Prorefam, o programa de renovação da frota de apoio marítimo da companhia.

O barco tem 85,25 m de comprimento, 19 m de boca e calado de 6,3 m, projeto do estaleiro holandês Damen e contou com recursos do Fundo de Marinha Mercante (FMM), concedidos pelo BNDES. A expectativa é que o PSV comece a operar nas próximas semanas.

“Originalmente, a sexta rodada do Prorefam pedia PSV 4500. No entanto, nos adiantamos às tendências do mercado e encomendamos embarcações ainda maiores e mais potentes”, comentou o diretor executivo da WSUT, Gustavo Machado.

Esta é a 20ª embarcação a ser incorporada à frota da companhia, composta atualmente por 18 PSVs afretados pela Petrobras e dois disponíveis. Até o fim do ano, mais duas embarcações serão recebidas pela WSUT, sendo um PSV 5000 pelo estaleiro Wilson Sons (também do Prorefam) e um PSV 3500 pelo POET, em Cingapura.

De acordo com Machado, os contratos da empresa com a Petrobras estão protegidos, já que praticamente todos seus barcos têm bandeira brasileira ou estão em processo de inscrição no Registro Especial Brasileiro (REB), o que impede que sejam bloqueados por outras embarcações disponíveis.

Este ano, a companhia fechou contratos com a Petrobras para o afretamento das embarcações Saveiros Fragata, Albatroz e Gaivotas em uma licitação que contratou PSVs 3000. A empresa participa, no momento, de concorrências promovidas pela Total, na Margem Equatorial, e Karoon, na Bacia de santos.

Fonte: Brasil Energia Petróleo e Gás – João Montenegro
07/07/2016|Seção: Notícias da Semana|Tags: |