Reunião do SINAVAL com a JSMEA do Japão

  • 27/10/2016
Encontro com a JSMEA. Ao centro, o Vice-Presidente Executivo do SINAVAL, Sr. Franco Papini, que recebeu a delegação japonesa.

Encontro com a JSMEA. Ao centro, o Vice-Presidente Executivo do SINAVAL, Sr. Franco Papini, que recebeu a delegação japonesa.

O SINAVAL recebeu no dia 26 de outubro uma delegação da JSMEA – Japan Ship Machinery and Equipament Association, instituição que representa os interesses da indústria de equipamentos navais do Japão.

Da pauta do encontro, realizado na sede do SINAVAL, constaram diversos assuntos de interesse comum à Indústria Naval brasileira e aos fabricantes japoneses de equipamentos. Entre os temas examinados, destacaram-se as notícias referentes ao waiver solicitado pela Petrobras à ANP-Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a questão da ociosidade dos navios de Apoio Marítimo nacionais e a falta de demanda de navios-tanque para a frota da Transpetro.

Também foram discutidas a situação da Sete Brasil, contratante das sondas de perfuração de poços de petróleo, e a perda de empregos nos estaleiros desde o final de 2014, em face da falta de novas encomendas e do reexame dos contratos de construção de diversos navios.

Foi relatada pelos componentes da delegação japonesa a questão da escassez de demanda internacional, com ociosidade e perda substancial de mão de obra nos estaleiros asiáticos, acarretando perdas de fornecimento na indústria de materiais e equipamentos.

Na visão da comitiva japonesa, e dependendo de fatores como o preço do petróleo praticado pelos países produtores (OPEP, Rússia, Irã e outros), uma pequena recuperação somente deverá ocorrer dentro de quatro anos.

A reunião foi coordenada pelo Vice-Presidente Executivo do SINAVAL Franco Papini, com a participação dos Srs. João Cândido Gonçalves e Eduardo Reis, da UTC. Pela JSMEA, participaram os Srs. Masaharu Ono (Vice Chairman), Noboru Ando (Managing Director), Shingo Tomomatsu (Manager) e Hiroshi Ishioda (Deputy Manager).

 

27/10/2016|Seção: Notícias da Semana|Tags: |