NUCLEP entrega a seção 2A do SBR-2

  • 14/12/2016

nuclep-entrega-a-secao-2a-do-sbr-2

A NUCLEP – Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A entregou, dia 12 de dezembro de 2016, a seção 2A do SBR-2 à Itaguaí Construções Navais (ICN).  Esta é a ultima seção de um total de cinco que compõem o casco resistente do Submarino Humaitá.

A cerimônia para entrega da seção aconteceu na Fábrica da NUCLEP e estiveram presentes na solenidade o Presidente da NUCLEP, Jaime Cardoso, os Diretores Celso Cunha, Liberal Zanelatto e Carlos Seixas, o Presidente da ICN, Pascal Le Roy, e o Almirante de Esquadra (RM1) e Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, Gilberto Max Roffé Hirschfeld, além de  funcionários da empresa e da ICN.

O Submarino Humaitá é o segundo de quatro submarinos de propulsão convencional em construção no âmbito PROSUB. É o primeiro cujo casco resistente foi inteiramente construído no Brasil e é a prova incontestável da plena absorção tecnológica envolvida nesta etapa do programa. É necessário destacar que o processo de construção introduzido com o advento do PROSUB impôs às empresas e aos profissionais participantes da sua construção a necessidade de vencer uma extensa curva de aprendizado, capacitando-os para a conclusão de mais uma importante etapa que visa permitir o Brasil a se tornar apto a construir submarinos de propulsão nuclear, objeto precípuo do PROSUB.

A Seção 2a é a maior seção do Submarino Humaitá e é composta pelas subseções 3,4,5,6,7, anel de reforço e subseção 8ª e possui 18,292 metros de comprimento, 6,2 metros na parte de vante e 5,74 na parte de ré uma vez que a subseção mais a ré possui a forma cônica. O peso total da seção é de 120 toneladas.

O corte da primeira chapa do submarino Humaitá ocorreu em setembro de 2013 perfazendo 3 anos e 3 meses de construção do casco resistente.

O Diretor industrial, Liberal Zanelatto, esteve presente no evento e ressaltou a importância do trabalho realizado na NUCLEP para o país.

— Esse projeto é muito importante para o estado brasileiro. Eu agradeço o trabalho desenvolvido por todos que fazem parte dessa equipe. É o trabalho de cada um que faz com que os resultados apareçam. Este é um trabalho realizado em poucos lugares do mundo e nós conseguimos fazer com qualidade. — Declarou.

Fonte: NUCLEP
14/12/2016|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |