Blacklist da Petrobras ganha primeira empresa de navegação de apoio marítimo

  • 24/01/2017
AHTS Fivel, que faria uma docagem no Uruguai, acabou na Polônia (Cortesia)

AHTS Fivel, que faria uma docagem no Uruguai, acabou na Polônia (Cortesia)

“Fuga” de embarcação russa comprometeu contrato de prestação de serviços da Galáxia Marítima com a estatal

A Galáxia Marítima se tornou a primeira empresa de navegação de apoio marítimo a entrar no blacklist da Petrobras. A companhia brasileira foi incluída na lista de empresas impedidas de contratar com a estatal devido a irregularidades em um contrato de prestação de serviços de uma embarcação afretada pela petroleira.

A suspensão pelo prazo de seis meses aconteceu porque o AHTS Fivel, de propriedade do armador Femco Group, ficou indisponível na fase final de vigência de contrato com a petroleira. Iniciado em 30 de junho de 2011, o contrato de US$ 30,7 milhões com o grupo russo tinha término previsto em 28 de junho de 2015.

Segundo a Galáxia, após sair do país a pretexto de fazer uma docagem no Uruguai com autorização da própria empresa e de autoridades brasileiras, a embarcação “fugiu” para a Polônia.

A razão para o desvio seria o suposto prejuízo que o grupo russo vinha sofrendo durante o contrato de afretamento do Fivel em função do excesso de exigências e penalidades que seriam impostos pela Petrobras.

A Galáxia informou que está recorrendo da decisão. “A Petrobras não tentou qualquer medida contra a FEMCO e penalizou a Galáxia – no nosso entender indevidamente – devido à cláusula contratual de solidariedade”, alega o presidente da empresa, Moacyr Guimarães Filho.

A Galáxia Marítima tem hoje aproximadamente US$ 280 milhões em contratos ativos de afretamento e prestação de serviços de embarcações com a Petrobras, com previsão de término variando entre este ano e 2025.

A companhia já teve uma série de contratos de afretamento com a estatal cancelados dentro do Programa de Renovação da Frota de Apoio Marítimo da petroleira (Prorefam), em função do não cumprimento do prazo combinado de entrega das embarcações.

A Galáxia tem em sua frota uma embarcação própria, o GNL 1008 – que está afretado pela Petrobras por oito anos no Prorefam – e nove barcos de outros armadores, sendo quatro da Varada Marine, quatro da Veja Offshore e um da Thessaloniki Maritime.

Fonte: Brasil Energia – João Montenegro
24/01/2017|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |