As norueguesas Farstad Shipping, Deep Sea Supply e Solstad Offshore anunciaram nesta segunda-feira (6/2) um acordo para combinar seus negócios. Se sair do papel, a nova companhia será uma das maiores do mundo na área de navegação de apoio marítimo, com uma frota de 154 embarcações, sendo 66 PSVs, 55 AHTSs e 33 barcos de construção offshore (CSV).
No Brasil, a fusão entre as empresas daria origem ao sétimo maior armador – numa lista que compreende um total de 47 empresas – com uma frota de 21 embarcações, segundo dados da Abeam referentes ao mês de dezembro de 2016.
A nova companhia, que deve se chamar “Solstad Farstad”, seria a segunda maior proprietária de AHTSs no país, com nove embarcações, atrás apenas da DOF/Norskan. Sua frota seria formada ainda por seis PSVs/OSRVs, dois RSVs e um DSV.
Hoje, o grupo consolidado nasceria com cerca de US$ 864 milhões em contratos de afretamento e prestação de serviço de embarcações ativos com a Petrobras, sendo quase 70% do montante total (US$ 584 milhões) originários da Farstad. Mais da metade do valor total está associado a contratos com previsão de término em 2017.
Em comunicado aos acionistas, a Farstad Shipping explicou que o acordo faz parte do plano de reestruturação financeira da empresa e que atende à necessidade de consolidar a hoje “fragmentada” indústria de embarcações de apoio offshore da Noruega.
“Com essa solução, daremos à Farstad, à Solstad e à Deep Sea Supply uma plataforma para atravessar, de forma sustentável, o momento de crise, com a possibilidade de estarem bem posicionadas para quando o mercado se recuperar”, declarou o CEO da companhia, Karl Johan Bakken.
A proposta é que a Solstad seja a companhia controladora do grupo, que terá o apoio de importantes players na indústria offshore, como a Hemen e a Aker ASA, dos quais a Farstad é subsidiária.
O CEO da Solstad Offshore, Lars Peder Solstad, deve ser indicado para o cargo de CEO da nova empresa, cuja matriz ficará em Skudeneshavn, na Noruega. “Com a conclusão da combinação, daremos um grande passo para nos tornarmos a maior empresa de barcos de apoio offshore do mundo”, disse o executivo.
De acordo com as empresas, a Solstad Farstad irá explorar forças complementares das companhias, combinando a experiência da Solstad com CSVs com o conhecimento da Farstad no mercado de AHTS e sua presença no Brasil e Austrália, além do modelo operacional de baixo custo praticado pela Deep Sea Supply, gerando sinergias de faturamento de até US$ 70 milhões anuais.